Rondônia, 15 de novembro de 2024
Geral

Porto Público de Porto Velho faz mutirão de limpeza no Rio Madeira e orienta ribeirinhos

Muito plastico foi recolhidos às margens do rio (Foto: Rafaela Schuindt/Soph)

Pneus, garrafas pets, sapatos velhos e latas de óleos foram alguns dos produtos recolhidos na manhã desta quarta-feira (29) das margens do Rio Madeira, na região de Porto Velho. Pelo menos uma caçamba de lixo foi recolhida durante o mutirão realizado pela Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado (Soph), em comemoração ao Dia do Rio.

Os ribeirinhos, que residem nas margens do rio, receberam panfletos de conscientização e foram orientados a ajudar a preservar o meio ambiente. A Soph ainda plantou 10 mudas de árvores nativas e frutíferas que foram doadas pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema). A previsão é que sejam plantadas 80 mudas até 2018.

Lixo é jogados por ribeirinho, pescadores e turistas que passam pelo rio (Foto: Rafaela Schuindt/Soph)

O diretor da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado (Soph), Leudo Buriti, diz que o trabalho é importante para mostrar “o carinho e o zelo que a empresa tem com o Rio Madeira”. “Queremos também, fazer a sociedade refletir de que o rio é uma das principais fontes de desenvolvimento sustentável de Rondônia e não podemos poluir jogando lixo porque quem se prejudica no final somos nós. Então, o rio é fonte de riqueza na alimentação, no turismo, agronegócio e para os ribeirinhos, que são os que mais precisam do rio, levarem alimento para suas casas. Nós pedimos a colaboração para que cuidem do que é nosso”, diz o diretor.

Segundo Leudo Buriti, os próprios ribeirinhos e pessoas que utilizam o rio são quem mais sujam o rio. “Esses lixos que foram colhidos nesse mutirão são jogados por pessoas que moram as margens do rio e que pescam no Rio Madeira, pessoas que utilizam embarcações e passageiros que chegam e saem todos os dias. Agora, a gente vai fazer uma visita aos barcos que transportam os passageiros e, também nos terminais privados, orientando-os a conservarem o rio e entender que o lixo encontrado ali somos nós mesmos quem jogamos e isso não é certo”, afirma.

A coleta do material retirado das margens do rio foi feita pela empresa responsável pela coleta de lixo do município de Porto Velho, a Marquise.

Limpeza foi realizada nas margens do Rio Madeira (Foto: Rafaela Schuindt/Soph)
Lixo recolhido foi colocado em sacos (Foto: Uil Cavalcante/RONDONIAGORA)

SIGA-NOS NO

Veja Também

Rondônia registra redução histórica nos índices de criminalidade em 2024

Na capital, apenas serviços essenciais serão mantidos pela Prefeitura no feriado desta sexta-feira

Gabinete do ódio: Comissão Eleitoral da OAB adverte dirigente da CAARO para cumprir decisão e faz novo alerta sobre cassação de registro

OAB: "Gabinete do ódio" que apoia Eurico Montenegro sofre duro golpe e chapa 11 pode até ter o registro cassado