Porto Velho e Rio Branco podem ter recordes de baixas temperaturas a partir de sexta-feira
Um dos principais institutos de meteorologia do país, o Climatempo, prevê uma grande queda da temperatura em todo o país, atingindo ainda Rondônia e Acre.
Segundo o instituto, a nova frente fria chega com força ao Brasil a partir desta terça-feira (29), espalhando áreas de instabilidade e espalhar os temporais sobre a Região Sul, mas também vai aumentar as condições para chuva forte em São Paulo e em Mato Grosso do Sul.
De acordo com o Climatempo, além da chuva, o que chama atenção nesta frente fria é a sua massa de ar frio, de origem polar. O ar frio vai conseguir avançar pelo interior do continente alcançando o norte do Argentina, o sul da Bolívia e o Paraguai. Mas é justamente este tipo de trajetória que faz com que o ar frio entre facilmente sobre o interior da Região Sul, em áreas de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e até de Rondônia e do Acre.
Esta massa de ar frio vai fazer o mês de março terminar com forte queda da temperatura no centro-sul do Brasil, com previsão de quebra de vários recordes de temperatura mais baixa do ano e de tarde mais fria, até agora.
Uma situação pouco comum poderá ser observada com esta massa de ar frio: uma friagem bastante precoce em Rondônia e no Acre. Isto está sendo esperado para a sexta-feira e as capitais Rio Branco e Porto Velho podem ter recorde de de baixa temperatura.
As capitais Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Campo Grande e Cuiabá devem registrar recordes de menor temperatura da madrugada e /ou da tarde na quinta-feira, 31 de março ou na sexta-feira, 1 de abril
Confira as menores temperaturas registradas este ano pelo Instituto Nacional de Meteorologia nestas capitais, até o dia 28/3/32022
Veja Também
Semed é a campeã geral das IX Olimpíadas do Sindeprof
Governo diz que não compactua com corrupção e apoia operação do MP
Mutirão para negociar débito de energia acontece neste sábado na zona leste de Porto velho