Porto Velho já imunizou 21 mil crianças contra pólio e sarampo; Dia D da campanha é nesse sábado
Neste sábado (18), acontece o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra sarampo e poliomielite em todo o país. Em Porto Velho, as 19 Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas das 8h às 17 horas para vacinar somente crianças de 1 a menores 5 anos, independentemente de sua situação vacinal, por conta da vulnerabilidade do grupo, conforme informações da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). Seis UBSs que ficam em distritos ao longo da BR-364 também estarão abertas.
A coordenadora ressalta que as crianças serão vacinadas somente com a apresentação do cartão de vacina. “Se caso a mãe não levar o cartão do filho, infelizmente, ela não vai conseguir se vacinar porque é perigoso. Nós precisamos saber do histórico dessa criança”, afirma Elizeth.
De acordo com coordenadora de imunização da Semusa, Elizeth Gomes, os postos de vacinação do município estarão abertos somente para atender os pais de crianças das áreas urbana, rural e Baixo Madeira do município que não conseguiram levar seus filhos no posto durante a semana.
A coordenadora ressalta que as crianças serão vacinadas somente com a apresentação do cartão de vacina. “Se caso a mãe não levar o cartão do filho, infelizmente, ela não vai conseguir se vacinar porque é perigoso. Nós precisamos saber do histórico dessa criança”, afirma Elizeth.
Doses para os adultos
A coordenadora de imunização informou que as vacinas contra o sarampo para os adultos foram novamente suspensas. A previsão para retorno é dia 1º de setembro, já que o grupo não participa da campanha. “Os adultos já deveriam estar vacinados porque essa vacina estava disponível antes mesmo de surgirem os casos. Os adultos estavam superlotando nossas unidades e por isso tivemos que suspender, porque as crianças poderiam ficar sem a vacina”, esclarece a coordenadora.
As exceções são abertas para as pessoas que pretendem viajar para as cidades que estão com o surto da doença. “Mas para que isso aconteça, a pessoa precisa confirmar que vai viajar apresentando a passagem”, completa.
Sarampo
O sarampo é uma doença infecciosa aguda, viral, transmissível, extremamente contagiosa e muito comum na infância. Os sintomas iniciais apresentados pelo doente são: febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular e corrimento do nariz.
Após estes sintomas, geralmente há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias.
Casos de sarampo
Atualmente, o país enfrenta dois surtos de sarampo, em Roraima e no Amazonas. Até a última terça-feira (14), foram confirmados 910 casos no Amazonas, onde 5.630 outros casos permanecem em investigação. Já em Roraima, são 296 casos confirmados e 101 em investigação.
Há ainda, de acordo com o Ministério da Saúde, casos isolados e relacionados à importação nos seguintes estados: São Paulo (1), Rio de Janeiro (14), Rio Grande do Sul (13), Rondônia (1) e Pará (2).
Até o momento, foram confirmadas no Brasil seis mortes por sarampo, sendo quatro em Roraima (três em estrangeiros e um em brasileiro) e dois no Amazonas (brasileiros).
Veja Também
Em Rondônia, 105 mil crianças devem receber vacina contra a pólio e sarampo
Começa Campanha Nacional de Vacinação contra a pólio e o sarampo
Semusa disponibiliza 25 pontos de vacinação contra sarampo e pólio neste sábado, em Porto Velho
Vacinação contra sarampo e pólio segue até às 17 horas nas unidades de saúde de Porto Velho