Rondônia, 14 de dezembro de 2025
Geral

Porto Velho tem penitenciária de alto padrão de segurança

A partir desta semana, os apenados de Porto Velho serão submetidos ao procedimento do sistema de classificação, de acordo com o grau de periculosidade, para que tenham tratamento diferenciado e possam de fato ser ressocializados. Aqueles que oferecem nível máximo serão transferidos para a Penitenciária Estadual Aruana, unidade prisional inaugurada na segunda-feira (31) pelo governo do Estado.
A unidade fica a cinco quilômetros da zona rural da Capital. Ocupa uma área construída de 2.149 metros quadrados e custou ao Estado R$ 3,9 milhões. E é a quarta unidade prisional entregue na atual administração, obedecendo aos padrões exigidos pelo Departamento Penitenciário Nacional, o Depen. O primeiro foi o Vale do Guaporé, em Porto Velho, seguido do Cone Sul, em Vilhena e o Jonas Ferreti, na cidade de Buritis.
A Penitenciária Estadual Aruana pode abrigar até 112 apenados em 28 celas, cada uma com quatro vagas. Todas equipadas com banheiro, ventilador de teto e água potável gelada. O presídio conta com instalações de um consultório odontológico e outro médico, com atendimento para os internos uma vez por semana e serviço contínuo de enfermagem. Além de alojamento para servidores, sala para o comissariado, sala de armas, almoxarifado, sala de triagem de apenados na chegada ao presídio e parlatório para visitas assistidas.
As obras da Penitenciária Estadual Aruana foram iniciadas em 2011 e a sua conclusão era uma grande necessidade para o sistema, como afirmou a secretária de Justiça, Elizete Lima, em virtude dos problemas que apresentam o déficit de vagas para atender a demanda dentro dos presídios. “Podemos dizer que esta obra inaugurada é uma grande contribuição para melhorar o problema de lotação das unidades prisionais de Porto Velho”, comentou a Elizete. Ainda segundo ela, as novas instalações também serão mais confortáveis e com nível de segurança diferenciado para os apenados.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Briga entre duas mulheres termina com prisão no Centro de Porto Velho; PM usou gás de pimenta na ação

Região central de Rondônia pode sofrer colapso de energia com tempestades neste fim de semana, alertam institutos de meteorologia

Vídeo: motociclista sem CNH atropela cabo da PM durante perseguição no Espaço Alternativo

Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná comemora quatro anos de funcionamento