Porto Velho terá novo sistema de coleta de lixo
O tratamento dado ao lixo em Porto Velho não será mais o mesmo. Essa foi a reação do prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, ao ser informado da aprovação, pelo Tribunal de Contas do Estado, do edital que prevê alteração em todo o sistema, desde a coleta, transporte e destinação final dos resíduos. O edital foi aprovado nesta quinta-feira (11). Com isso, a Prefeitura dá início à condução do processo licitatório para a contratação de uma nova empresa.
Foram necessários quase dois anos de aprimoramento do edital até que se chegasse ao resultado que será conhecido em breve pela população. Isso tudo com o apoio técnico do próprio Tribunal de Contas e do Ministério Público. Trata-se de um sistema semelhante ao utilizado nos grandes centros urbanos do país. É o caso de São Paulo, onde o trabalho não consiste apenas em coletar e transportar o lixo, mas prioriza também os vieses ambientais, sociais e econômicos gerados por toda a cadeia, ressaltou o prefeito. Com isso, Porto Velho será o primeiro município do Norte com sistema de tratamento integrado de lixo.
A empresa vencedora da licitação terá concessão sobre o serviço durante 20 anos, além de coletar e transportar o lixo, a concessionária terá que criar um aterro sanitário, um sistema próprio para destinação final dos resíduos de saúde, realizar a coleta seletiva, desenvolver um programa de educação ambiental junto à comunidade, e ainda construir dois ecopontos para reciclagem do lixo com a utilização de cooperativas, de forma que gere emprego e renda para os catadores.
Com a implantação do novo sistema, estima-se que sejam gerados cerca de 250 empregos, entre a concessionária e as cooperativas, afirmou o secretário municipal de Serviços Básicos (Semusb), Jair Ramires, acrescentando que para entrar na disputa, as empresas interessadas terão que comprovar solidez financeira e conhecimento técnico da área.
Veja Também
Com foco na segurança viária, governo de Rondônia promove curso de capacitação para mototaxistas
Prefeitura de Porto Velho decreta recesso administrativo entre 19 de dezembro e 4 de janeiro
Nova 364 presta 1,2 mil atendimentos na BR-364 na fase de testes