Rondônia, 06 de fevereiro de 2026
Geral

Porto Velho teve chuva acima da média durante o inverno amazônico, alerta é emitido para esta quinta

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou o balanço meteorológico de Porto Velho e anunciou que a cidade teve chuva acima da média no inverno amazônico de 2023/2024.

Segundo o boletim, o inverno amazônico começou em 22 de dezembro e encerrou no dia 20 de março deste ano.

Durante esse período,  Porto Velho registrou 53 dias de chuva acima ou igual a 1,0 milímetro (mm), totalizando 958,2 mm. De acordo com o instituto, esse valor é 4% acima da média histórica sazonal, que é de 918 mm, ou seja, um saldo em termos de volume de chuva de 40,2 mm.

Além disso, do total de milímetros registrados, o maior acumulado em 24 horas foi no dia 02 de fevereiro de 2024, com 95,2 mm. Outros dois acumulados em 24 horas foram registrados nos dias 21/01 e 26/02, com valores de 53,4 mm e 51,8 mm, respectivamente.

Alerta de chuvas intensas

Mesmo com o fim do inverno amazônico, as chuvas não param na região Amazônica. Pelo segundo dia consecutivo, o Inmet também tem emitido alertas de perigo para chuvas intensas em Rondônia, inclusive em Porto Velho.

Um aviso publicado na quarta-feira (27) prevê chuvas intensas para todo o estado nesta quinta-feira (28). O comunicado diz que deve haver chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h).

Além disso, existe risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Segundo a previsão do instituto, a quinta-feira santa terá mínima de 24°C e máxima de 31° em Porto Velho. O tempo deve ser de céu nublado e pancadas de chuva e trovoadas isoladas durante todo o dia e noite.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Fecomércio: 97% das empresas brasileiras não estão preparadas para a reforma tributária, aponta pesquisa

Justiça determina correção no edital do concurso da Assembleia e reforça exigência de registro no CRC

Carnaval em Porto Velho contará com estrutura especial de segurança

Governo de Rondônia reforça vacinação contra gripe durante período de maior circulação viral no estado