Rondônia, 13 de dezembro de 2025
Geral

Porto Velho teve notificados 433 casos de tuberculose em 2018

Levantamento feito em alusão ao ‘Dia Mundial de Combate a Tuberculose’ aponta que Porto Velho teve, notificados, 433 da doença em 2018. Os indicadores epidemiológicos preocupam, uma vez que abandono do tratamento é alto, segundo revela a coordenadora municipal de controle da tuberculose, Nilda Oliveira.

“O Ministério da Saúde preconiza uma taxa de cura de 85% e abandono de no máximo 5%, no entanto, em nossa capital, no ano de 2017, a cura dos casos novos de tuberculose pulmonar positiva foi de 74,6% e o abandono foi 22,9%. No ano de 2018, temos 433 casos notificados.”

A estratégia da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho (Semusa) é realizar o tratamento diretamente observado (TDO), que deve ser feito pelas equipes da estratégia saúde da família (ESF), nas unidades básicas de saúde.

Nesta segunda-feira (25), em alusão ao Dia Mundial de Combate a Tuberculose, a coordenação vai realizar um ‘pit stop’ de conscientização, em frente a Semusa, às 8h30, na avenida 7 de Setembro, esquina com Jorge Teixeira.

Onde procurar atendimento
Toda pessoa que apresente sinais e sintomas suspeitos de tuberculose deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima, para avaliação, diagnóstico, tratamento precoce e seguimento do caso.

O tratamento deve ser feito por um período mínimo de seis meses, diariamente e sem nenhuma interrupção. É tudo gratuito e está disponível nas unidades da de saúde da rede SUS. O medicamento é padronizado em todo o Brasil, o doente não precisa se afastar, do convívio familiar.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Mais de 700 casos de tuberculose foram registrados em 2018, diz Agevisa

Região central de Rondônia pode sofrer colapso de energia com tempestades neste fim de semana, alertam institutos de meteorologia

Vídeo: motociclista sem CNH atropela cabo da PM durante perseguição no Espaço Alternativo

Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná comemora quatro anos de funcionamento