Rondônia, 13 de janeiro de 2025
Geral

Possibilidade de nova cheia preocupa presidente do TRE

Na última quinta-feira (04) o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, desembargador Moreira Chagas, recebeu a informação do alerta da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Porto Velho do aumento do acúmulo de massas oceânicas na Amazônia Ocidental.



Assim, apesar dos relatórios não apontarem afirmativamente para uma recorrência da enchente no próximo inverno, eles indicam que a situação merece grande atenção por parte do poder público e de toda a sociedade.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Coronel José Pimentel, os órgãos que realizam observações climáticas, tais como o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e o Serviço de Proteção da Amazônia (Sipam), este também responsável por monitorar a Bacia Hidrográfica do Madeira, apontam em seus relatórios um acúmulo de massas oceânicas na Amazônia Ocidental. Esse fenômeno foi responsável pelas precipitações pluviométricas exageradas deste ano e pode continuar afetando a região nos próximos anos.

Assim, apesar dos relatórios não apontarem afirmativamente para uma recorrência da enchente no próximo inverno, eles indicam que a situação merece grande atenção por parte do poder público e de toda a sociedade.

Tendo em vista o possível assoreamento dos rios da região de Porto Velho, tendo como base dessa observação a elevada cota do rio neste período em relação às mesmas datas de anos anteriores, é previdente trabalhar com a possibilidade de uma nova enchente. “Estamos com dois metros acima do que é considerado normal para esta época. Não se registrava nos dados históricos, pelo menos nos últimos trinta anos, situação semelhante a esta. Isto é um fator que pode dificultar as ações de reconstrução que o município precisa implementar ainda antes do próximo inverno”, informou o coordenador.

Atualmente a estrutura do tribunal funciona em prédios emprestados do Estado. Apesar dos imprevistos, todos os esforços estão sendo feitos para garantir a realização das Eleições deste ano. O TRE deflagrou processo para realizar perícia nos quatro prédios da Justiça Eleitoral que foram atingidos pelo fenômeno.

SIGA-NOS NO

Veja Também

MADEIRA JÁ ESTÁ COM DOIS METROS ACIMA DO NORMAL E PREFEITURA DIZ QUE RISCO DE NOVA CHEIA É REAL

Número 192 está temporariamente inoperante em Porto Velho; veja como acionar

Decreto oficializa o Plano Emergencial de Limpeza Urbana em Porto Velho

Procon realiza fiscalização em papelarias e alerta sobre economia