Rondônia, 27 de junho de 2026
Geral

Prefeito anuncia licitação emergencial para terceira empresa de ônibus

O prefeito Mauro Nazif determinou licitação emergencial que vai indicar a terceira empresa a explorar o sistema de transporte coletivo em Porto Velho. O anúncio foi feito 48 horas após o monopólio exercido pelas empresas Rio Madeira e Três Marias ser quebrado por ordem judicial. Um dossiê-denúncia produzido pela Secretaria Municipal de Trânsito embasou a decisão da juíza Silvana Maria de Freitas, da 2ª Vara da Fazenda Pública. Já há empresas interessadas, segundo informou o prefeito.

Trinta ônibus foram apreendidos em 4 meses em Porto Velho, informou o prefeito em coletiva á imprensa, na manhã desta segunda-feira. “As pressões vieram, mas nós não cedemos. Uma terceira empresa será apresentada nos próximos dias e todas as irregularidades identificadas até aqui hão de ser corrigidas em favor dos usuários”, afirmou o prefeito, que valorizou a decisão da Justiça ao lembrar que a quebra do monopólio é uma de suas promessas de campanha.

Para justificar a “idade avançada” dos ônibus, os procuradores do município comparam a frota atual a um museu. Os levantamentos da Semtran revelam que o tempo de espera de um usuário na parada de ônibus chega a 50 minutos, em média, dependendo da região. “Porém, é sabido que o sistema é ineficiente em todos os bairros da capital”, afirmou o coronel Carlos Gutemberg, secretário municipal de trânsito.
Para tornar o sistema menos inoperante, calcula a prefeitura, há a necessidade de que as mesmas linhas sejam exploradas por, no mínimo, sessenta novos ônibus.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Prazo para pagamento de licenciamento de veículos com placa final 6 termina na terça

Jogo da Seleção: Governo estadual reduz expediente na próxima segunda-feira até 11h30

Jogo da Seleção: Prefeitura de Porto Velho decreta ponto facultativo na próxima segunda-feira

Jogo da Seleção: TJRO suspende prazos e altera horário de expediente na segunda-feira