Prefeito anuncia licitação emergencial para terceira empresa de ônibus
O prefeito Mauro Nazif determinou licitação emergencial que vai indicar a terceira empresa a explorar o sistema de transporte coletivo em Porto Velho. O anúncio foi feito 48 horas após o monopólio exercido pelas empresas Rio Madeira e Três Marias ser quebrado por ordem judicial. Um dossiê-denúncia produzido pela Secretaria Municipal de Trânsito embasou a decisão da juíza Silvana Maria de Freitas, da 2ª Vara da Fazenda Pública. Já há empresas interessadas, segundo informou o prefeito.
Trinta ônibus foram apreendidos em 4 meses em Porto Velho, informou o prefeito em coletiva á imprensa, na manhã desta segunda-feira. As pressões vieram, mas nós não cedemos. Uma terceira empresa será apresentada nos próximos dias e todas as irregularidades identificadas até aqui hão de ser corrigidas em favor dos usuários, afirmou o prefeito, que valorizou a decisão da Justiça ao lembrar que a quebra do monopólio é uma de suas promessas de campanha.
Para justificar a idade avançada dos ônibus, os procuradores do município comparam a frota atual a um museu. Os levantamentos da Semtran revelam que o tempo de espera de um usuário na parada de ônibus chega a 50 minutos, em média, dependendo da região. Porém, é sabido que o sistema é ineficiente em todos os bairros da capital, afirmou o coronel Carlos Gutemberg, secretário municipal de trânsito.
Para tornar o sistema menos inoperante, calcula a prefeitura, há a necessidade de que as mesmas linhas sejam exploradas por, no mínimo, sessenta novos ônibus.
Veja Também
Carnaval de Porto Velho terá QR Code para identificar crianças no Curumim Folia
Ações de regularização fundiária em Rondônia são fortalecidas em parceria com o Incra
Sesau informa as vacinas essenciais antes do período de Carnaval
Conta de energia: Rondônia já soma mais de 30 ganhadores em campanha que premia quem paga via Pix