Rondônia, 28 de abril de 2024
Geral

Prefeito de Porto Velho determina retomada de vacinação em adolescentes sem comorbidades

A Prefeitura de Porto Velho retomou, por hora, a vacinação regular contra a covid-19 para adolescentes com idades entre 12 e 17 anos sem comorbidades. A aplicação é para primeira e segunda dose do imunizante Pfizer/BioNTech. A informação foi comunicada pelo prefeito Hildon Chaves, no final da manhã desta sexta-feira (17).

“Há possibilidade de uma proibição mais incisiva por parte do Ministério da Saúde e não poderíamos entrar em rota de colisão. Mas, neste momento, de forma abrupta, não vamos suspender, enquanto aguardamos o trâmite dessa questão até a semana que vem”, declarou o prefeito.

ESTOQUE SUFICIENTE

Na última quarta-feira (15), o Governo Federal divulgou uma nota informativa orientando que a vacinação nesse grupo etário seja restrita a três perfis específicos: adolescentes com deficiência permanente, com comorbidades e os privados de liberdade.

No entanto, a Prefeitura da capital decidiu, nesta sexta-feira (17), manter a vacinação de todos os adolescentes dessa faixa etária, uma vez que possui estoque suficiente da vacina Pfizer/BioNTech para atender ao grupo.

Ainda segundo o prefeito, os posicionamentos de órgãos e entidades em saúde sustentam a manutenção da vacinação desse público.

“As principais autoridades em saúde no Brasil, como a Anvisa, Conas, Conasems e a Sociedade Brasileira de Imunologia respaldam o processo de vacinação desses adolescentes, logo, seria ilógico a não aplicação da segunda dose nos adolescentes que já receberam a primeira aplicação. Seria como jogar vacinas fora”, afirmou o prefeito.

Uma reunião entre o Governo do Estado e os municípios, que trataria do assunto, estava prevista para acontecer na última quinta-feira (16), foi cancelada.

Segundo a gerente municipal de imunização, a suspensão da vacinação dos adolescentes poderia comprometer o estoque de doses da Pfizer/BioNTech, diante das particularidades de armazenamento desse imunizante.

“Essa vacina precisa ser conservada em temperaturas abaixo de zero, portanto, a suspensão da aplicação nos adolescentes em geral poderia pôr em risco a vida útil desse imunizante, uma vez que também sofremos com a baixa procura do público 18+”, explica Elizeth Gomes.

A vacinação dos adolescentes segue ocorrendo em três pontos da cidade.

Local: Faculdade Fimca, zona sul
Endereço: Rua das Araras, bairro Eldorado
Horário: das 9h às 16h – até sexta-feira (17)
Público: 12+ com cadastro no SASI

Local: IG Shopping, zona leste
Endereço: Avenida Amazonas com rua José Amador dos Reis
Horário: das 14h às 18h – até sábado (18)
Serviço: Aplicação da primeira e segunda dose e dose de reforço para o público 70+ e imunossuprimidos.

Local: Porto Velho Shopping
Endereço: Avenida Pref. Chiquilito Erse com avenida Calama
Horário: das 14h às 21h. - até sábado (18)
Serviço: Aplicação da primeira e segunda dose e dose de reforço para o público 70+ e imunossuprimidos.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Ministério da Saúde agora orienta estados a não vacinarem adolescentes sem comorbidades

Prefeitura de Porto Velho decide manter vacinação de adolescentes contra a covid-19

Covid-19: ministro destaca eventos adversos em adolescentes vacinados

Conselhos de secretários de Saúde defendem vacinação de adolescentes

Anvisa não recomenda mudar orientação sobre vacinação de adolescentes

Porto Velho também decide suspender vacinação de adolescentes sem comorbidades