Rondônia, 23 de novembro de 2024
Geral

Prefeito decreta Estado de Alerta por conta da alagação e chuvas

Por conta da elevação do nível do rio Madeira, que marcou 15,60 metros na manhã desta terça-feira (23), o perigo aos moradores de áreas alagadas e ainda a proliferação de doenças tropicais, o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, decretou Estado de Alerta no Município, segundo publicação no Diário Oficial. Uma sala de situação multisetorial foi criada para fazer o monitoramento das águas e das famílias que podem ser atingidas.

O decreto destaca a previsão da continuidade das chuvas para os próximos meses e as consequências da inundação como o risco iminente de ocorrências de surtos de malária, dengue, “chikungunya”, “zika vírus”, leptospirose e gastroenterite por desidratação.

De acordo com a Defesa Civil, o alerta é decretado quando o nível do rio atinge 15 metros, que também e chamado de cota de transbordamento.

O monitoramento do rio é feito em conjunto com Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), que repassa as informações, que então faz as previsões de suas ações.

Com o início do período chuvoso, a Defesa Civil Municipal começou a monitorar as famílias que moram em áreas de risco no perímetro urbano de Porto Velho e nas comunidades ribeirinhas.

Durante a época de cheia, as águas começam a entrar nos quintais das casas, localizados nos bairros Cai n’agua, Triângulo, Balsa, São Sebastião, Nacional e Ramal Maravilha.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Praça das Três Caixas d’Água recebe feira de artesanato e gastronomia no final de semana

Prefeitura de Porto Velho vai inaugurar nova rodoviária no dia 20 de dezembro

Sindeprof apresenta proposta de tabelas salariais durante assembleia geral de servidores municipais

Meteorologia prevê mais chuvas volumosas para Rondônia e outros estados