Rondônia, 21 de fevereiro de 2026
Geral

Prefeito determina repasse de dados à Polícia sobre rastreamento de veículos da Semob

Frota de veículos da Semob é monitorada por GPS

Surpreendido com a Operação Basalto, deflagrada pela Delegacia de Combate ao Crime Organizado (Draco 1), na manhã desta quinta-feira (25), o prefeito Hildon Chaves afirmou, durante coletiva, que já determinou que seja repassado para a Polícia Civil todas as informações sobre o rastreamento de veículos da Semob, principalmente das caçambas.

O prefeito afirmou que se for comprovado à participação de servidores comissionados envolvidos na operação, assim que ele tiver os nomes, serão exonerados. “Se for servidores estatutários, vamos abrir um Processo Administrativo Disciplinar (PAD), buscando a demissão desses servidores. Nós não toleramos nada de errado na Prefeitura de Porto velho”, disse Hildon Chaves.

A Operação Basalto é resultado da investigação para identificar integrantes de uma associação criminosa, formada por servidores públicos lotados na Semob, que estavam comercializando insumos como cascalho, pedra brita, bota-fora, utilizados na correção e asfaltamento de vias urbanas, além de utilizarem as máquinas públicas para prestação de serviços a particulares, cobrando valores por essas atividades.

Foram identificadas algumas lojas de materiais de construção e diversos particulares que adquiriam esses insumos desviados e comercializados, bem como contratavam os “serviços” prestados pelos investigados, que também responderão pelos crimes praticados.

Durante as investigações foi constatado que os investigados recebiam os valores relativos à venda dos insumos por meio de pix e até mesmo por máquina de cartão, já que alguns servidores tinham equipamentos para essa forma de pagamento.

Durante a manhã, a operação teve como objetivo cumprir 20 medidas cautelares de busca e apreensão em casas de servidores públicos da capital, e ainda na Semob.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Operação mira organização criminosa formada por servidores da Secretaria de Obras de Porto Velho

Porto Velho direciona suspeitas de Mpox às UPAs para evitar circulação nas UBS

Casos de Mpox em Porto Velho: homens de 20 a 40 anos e sem histórico recente de viagens

Divulgadas listas de classificação de aprovados do Concurso Nacional Unificado