Rondônia, 17 de maio de 2024
Geral

Prefeito inaugura Calçadão Manelão em homenagem ao general da Banda

Destacando o resgate da história portovelhense, o prefeito Hildon Chaves (PSDB) inaugurou nesta quinta-feira o Calçadão Cultural Manelão, uma singela homenagem a Manoel da Costa Mendonça, criador da “Banda do Vai Quem Quer”.

Em pouco mais de um mês à frente da Prefeitura, Hildon já iniciou a revitalização da Praça Madeira Mamoré, realizou uma grande festa de aniversário da cidade e pediu ao Estado a cedência do Prédio do Relógio para abrigar a sede da Prefeitura. “A festa de aniversário foi grandiosa e agradeço aqui o grande trabalho da secretária Ivonete Gomes, do presidente da Fundação Cultural, Ocampo e todos os demais assessores envolvidos naquele grande evento”, disse.

O Calçadão Manelão fica em frente ao Mercado Cultural, foi idealizado a partir de uma proposta na Câmara Municipal e viabilizado pelo prefeito Hildon. “Estou esperançoso com as parcerias que estamos tendo, como o governo do Estado e, principalmente a iniciativa privada. Essa calçada foi feita com doações de empresários. Não saiu do bolso público. A inauguração desse espaço faz parte do nosso trabalho no resgate da história e cultura de Porto Velho”, ressaltou o prefeito durante o descerramento da placa de inauguração.

Hildon Chaves também destacou a importância de Manelão para a cidade. “Fundou o maior bloco da região. A Banda tem tradição. Leva alegria para o povo. As marchinhas dela são feitas por compositores daqui. Isso precisa ser mantido”, disse o prefeito.

O presidente da Fundação Cultural, Antônio Ocampo, disse que a solenidade de inauguração marca também as atividades momescas que a Funcultural tem para este mês de fevereiro. “Vamos ter o Baile Municipal, o prefeito vai entregar a chave da cidade, isso é o resgate da tradição que há muito não se fazia na nossa cidade”, justificou Ocampo.

Banda

Muito emocionada, a presidente da Banda do Vai Quem Quer, Siça Andrade, em rápidas palavras agradeceu ao prefeito Hildon Chaves pela homenagem e reconhecimento da importância de seu pai, Manelão, na cultura portovelhense e também ao secretário da Sejucel, Rudnei Paz pelo apoio a infraestrutura no Carnaval.

A Banda do Vai Quem quer foi criada em janeiro de 1981. Hoje, com 37 anos de existência, leva mais de cem mil foliões pelas principais ruas da cidade. Sempre no sábado oficial de Carnaval. Este ano, o desfile será no dia 25 de fevereiro. Manelão morreu em fevereiro de 2011.

Lançamentos

Ainda no evento, foi apresentada a Camisa da BVQQ 2017 com o tema “Contra as Maracutaias e a impunidade, a Banda promove a alegria de verdade”.
O jornalista Sílvio Santos fez o lançamento de seu livro, “As peripécias do General”, que conta famosas histórias de Manelão.

Loading...

SIGA-NOS NO

Veja Também

FUNDADOR DA BANDA REAGE, MAS ATIVIDADE CEREBRAL É PEQUENA; “MANELÃO” SEGUE EM COMA

BOLETIM MÉDICO DIZ QUE “MANELÃO” NÃO TEM REAÇÃO CEREBRAL

MORRE MANELÃO, O GENERAL DA BANDA, AOS 61 ANOS DE IDADE

MANELÃO PIOROU NOVAMENTE ÀS 10 HORAS; ÀS 11H30MIN QUADRO FICOU IRREVERSÍVEL

Manelão sai da Banda para entrar na História

ENTERRO DE MANELÃO REÚNE MILHARES DE PESSOAS EM PORTO VELHO; VEJA VÍDEOS

“As Peripécias do General” Manelão