Rondônia, 13 de dezembro de 2025
Geral

Prefeito regulamenta mototáxi na Capital; Serviço terá taxímetro

A lei municipal nº 1856, que criou o serviço de mototáxi no município foi sancionada em dezembro passado. Na próxima quinta-feira, dia 14, o prefeito deve assinar o Decreto que regulamenta o serviço. O documento, neste momento, está sendo analisado pela Procuradoria Geral do Município (PGM). A Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (Semtran) está responsável pelo processo de seleção dos futuros profissionais da categoria. “A lei determina os requisitos necessários para a escolha dos profissionais que vão receber a concessão municipal. Ao todo serão 574 placas concedidas e como a lei regulamentou o mototaxista como um profissional autônomo a prefeitura não vai escolher o motociclista por pertencer a esta ou aquela cooperativa ou associação da categoria. Esta é uma organização que compete apenas aos mototaxistas”, explicou Fernanda Moreira, secretária da Semtran.

Taxímetro e tarifa

Uma novidade será o uso de taxímetro e a corrida será cobrada por quilômetro rodado. Atualmente o serviço é taxado por corrida e o preço varia muito conforme a distância e o horário. “O uso do taxímetro é uma forma de garantir que o usuário pague um preço justo pela corrida e, também que o profissional tenha lucro na atividade dele. Estamos trabalhando na construção da planilha para definir o preço da tarifa”, explicou a secretária. Também ficarão definidos os pontos de mototaxi e quantos profissionais poderão atuar em cada ponto, como acontece com os taxistas.
As motocicletas e as vestimentas dos condutores serão padronizadas de acordo com o molde municipal, ou seja, a cor da moto, os emblemas oficiais que deverão estar à vista, incluindo o número da concessão municipal, os equipamentos de segurança e higiene como capacete e toca descartável e a forma de conduzir o passageiro com segurança.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Passageiros reclamam de valor abusivo cobrado por mototaxistas de Porto Velho

Região central de Rondônia pode sofrer colapso de energia com tempestades neste fim de semana, alertam institutos de meteorologia

Vídeo: motociclista sem CNH atropela cabo da PM durante perseguição no Espaço Alternativo

Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná comemora quatro anos de funcionamento