Prefeitura alerta sobre riscos do uso de celulares conectados à rede elétrica

A Prefeitura de Porto Velho faz alerta à população sobre os riscos do uso inadequado de aparelhos celulares durante o carregamento. O hábito, comum em muitos lares, pode provocar acidentes graves, como choques elétricos, queimaduras e curtos-circuitos.
O prefeito Léo Moraes destacou a importância da prevenção e da conscientização da população. “Nosso papel como gestão é cuidar das pessoas, e isso passa pela prevenção. Não queremos que as unidades de saúde recebam pacientes com lesões que poderiam ser evitadas com medidas simples, como retirar o aparelho da tomada antes de utilizá-lo”.
O médico especialista em urgência e emergência do Samu de Porto Velho, Franc Arruda, explica que ocorrências envolvendo celulares conectados à rede elétrica são mais frequentes do que se imagina, com registro médio de um caso por semana. Segundo ele, situações aparentemente simples podem resultar em choques elétricos, queimaduras na face e no corpo, além de incêndios residenciais.
“O erro mais comum é deixar o aparelho carregando durante toda a noite. Isso pode causar sobrecarga e até a explosão do dispositivo, principalmente quando o celular está sobre superfícies inflamáveis, como colchões”, alertou o médico.
Precauções
A Prefeitura orienta a população a adotar medidas simples para reduzir os riscos:
- Utilizar cabos e carregadores originais ou certificados;
- Conectar primeiro o carregador à tomada e, depois, ao celular;
- Retirar a capa do aparelho durante o carregamento para evitar superaquecimento;
- Evitar o uso de adaptadores (“benjamins” ou “tês”) com vários equipamentos ligados à mesma tomada;
- Redobrar os cuidados em dias de chuva, evitando o uso de aparelhos conectados à rede elétrica.
Em caso de incidente elétrico, a orientação é desligar imediatamente o disjuntor no painel de energia para interromper a corrente elétrica e acionar o Samu, pelo número 192, ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193.
A Prefeitura também alerta que aparelhos eletrônicos danificados ou com problemas na bateria não devem ser descartados no lixo comum ou na natureza. O correto é encaminhá-los a postos de coleta específicos, geralmente disponibilizados por empresas e estabelecimentos especializados.
Veja Também
Homem atacado a facadas morre horas após discussão em bebedeira na Zona Sul da capital
Prefeitura leva educação ambiental sobre queimadas para os distritos
Advogado rondoniense recebe medalha Mérito Líder Comunitário do Distrito Federal
Partido aciona STF contra criação da Estação Soldado da Borracha sem desapropriação