Prefeitura anuncia novo calendário de vacinação para profissionais da saúde e idosos

Profissionais de saúde que estão em atividade nas unidades médico-hospitalares públicas e privadas que atendem pacientes diagnosticados com a Covid-19 continuam sendo imunizados pela Prefeitura de Porto Velho. De 2 a 5 de março, uma força-tarefa estará no Centro Universitário São Lucas – Campus 2 (antiga Ulbra), das 9h às 16h, para aplicação de primeira e segunda doses neste público.
Desde o dia 15 de fevereiro, quando o município iniciou a aplicação da segunda dose, as equipes de vacinadores itinerantes percorreram estabelecimento de saúde do setor público e privado, realizando a imunização conforme cronograma da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).
Os profissionais de saúde que receberam a primeira dose entre os dias 03 e 05 de fevereiro, no Centro Universitário São Lucas, devem voltar ao local para fechar o ciclo de proteção. A previsão da Semusa é administrar a segunda dose em cerca de 3.000 mil profissionais. Outros 1.500 devem comparecer para a primeira dose do imunizante.
Para a segunda dose, os profissionais de saúde devem apresentar o comprovante que receberam na primeira aplicação. Os que serão vacinados pela primeira vez devem ter os nomes relacionados em listas enviadas pelos estabelecimentos de saúde nos quais trabalham. A Semusa está em contato com as unidades que atendem os critérios do Ministério de Saúde solicitando essas relações nominais. Todos precisam apresentar RG, CPF, Cartão do SUS e um documento comprobatório da atuação profissional (será aceito comprovante de escala ou declaração de serviço).
Quem não conseguir receber o imunizante neste momento será contemplado, conforme o município receber novas doses de vacina.
Idosos
A Prefeitura reabriu nesta sexta-feira (26) o agendamento para continuar a vacinação contra a Covid-19 de idosos com idade a partir de 80 anos. Através da internet ou telefone, o idoso poderá escolher a data e o período que prefere ser vacinado. O atendimento acontecerá entre os dias 02 e 05 de março das 9h às 16h no Centro Universitário São Lucas – Campus 2 (antiga Ulbra).
Por telefone, o agendamento poderá ser realizado através dos números 98473-6948, 98473-4537, que atendem das 8h30 às 17h de segunda a sexta-feira. Para realizar o agendamento pela internet, é necessário acessar o site imuniza.portovelho.ro.gov.br/agendamentovacina e preencher corretamente os campos com as informações solicitadas.
Pela internet, são quatro passos até a confirmação do agendamento: Passo 1 – Informar o nome completo, data de nascimento e CPF; Passo 2 – Escolher o período que deseja ser vacinado de acordo com a disponibilidade de vaga; Passo 3 – Escolher a data e o turno da manhã ou tarde; Passo 4 – Confirmar as escolhas na tela. O agendamento estará concluído com sucesso somente quando o usuário confirmar suas escolhas.
As 1.550 doses da vacina de Oxford/Astrazeneca/Fiocruz, recebidas na última quarta-feira (24), são insuficientes para atender um novo grupo de idosos, por isso parte delas será aplicada naqueles com mais de 80 anos que ainda não receberam o imunizante.
A vacinação de outros grupos de idosos contemplados na Fase 1 do Plano de Imunização vai ocorrer assim que a Semusa receber doses suficientes para atender a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.
Vacinados
Até o momento, 3.440 mil idosos foram vacinados com a primeira dose da vacina Oxford, cuja segunda dose deve ser aplicada em noventa dias. Os profissionais de saúde contemplados com a primeira dose da vacina CoronaVac somam 14 mil, outros 4 mil receberam a segunda dose, de acordo com o Departamento de Imunização da Semusa.
Veja Também
Principais erros em provas práticas em 2024 são divulgados pelo Detran
Secretaria de Saúde realiza ações preventivas no Carnaval 2025
Criada Comissão Especial na Câmara Municipal para tratar de infraestrutura em condomínios populares
Operação já recolheu mais de 33 mil toneladas de entulhos e desobstruiu mais de cem bocas de lobo