Prefeitura apóia conscientização sobre Violência Contra a Pessoa Idosa
No próximo dia 15 de junho é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. Em Porto Velho a data não passará em branco, o Conselho Municipal do Idoso em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família realizarão intervenções de conscientização ao enfrentamento da violência contra a pessoa idosa.
De acordo com o Estatuto do Idoso, é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.
O problema é que, na realidade, nem todas as pessoas acima de 60 anos estão sendo amparadas. Além da negligência ainda sofrem com descriminações e violências.
Pensando nisso, foi lançada a campanha do Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa que tem como meta combater todo o tipo de opressão, e será realizada no dia 15 de junho, a partir das 12h, no Porto Velho Shopping, onde serão distribuídos materiais orientativos durante a exposição da campanha.
Segundo o secretário municipal de Assistência Social e da Família, Claudi Leão, essas datas têm que ser valorizadas para ressaltarmos os cuidados que devemos ter com o grupo da terceira idade. “Estamos cuidando dessa classe, um exemplo disso é o Centro de Convivência do Idoso. Além disso a Semasf está fornecendo total apoio para o Conselho Municipal do Idoso a fim de combatermos a violência, que muitas vezes começa dentro de casa e não reconhecemos”.
Veja Também
Estudante rondoniense conquista medalha de prata no taekwondo durante Jogos da Juventude 2024
Márcio Nogueira lamenta recusa de seu adversário em participar de debate
Exames de rotina são essenciais para prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida