Rondônia, 14 de dezembro de 2025
Geral

Prefeitura chama outro sindicato e reunião para tratar da MB Limpeza Urbana é esvaziada

A Prefeitura de Porto Velho esvaziou a reunião marcada entre representantes do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Terceirização em Geral e Prestação de Serviços do Estado de Rondônia (SINTELPES) e a diretoria da MB Limpeza Urbana, dona do contrato de R$ 33 milhões para manter as vias públicas limpas. A presidente da entidade sindical, Ana Aragão, compareceu ao encontro na última segunda-feira, mas ficou surpresa com o convite estendido a um outro “sindicato” que não representa legalmente a categoria. 

Por causa do problema criado com a presença de pessoas não ligadas ao movimento sindical convidadas pela prefeitura, o advogado Itamar Ferreira entrará em contato com o secretário Giovani Marini, titular da Semusb, para marcar uma nova reunião, mas apenas com o SINTELPES e a MB.

Enquanto não acontece a reunião, a empresa não se manifestou sobre a melhoria das condições de trabalho da MB, nome fantasia da M. Construções e Serviços Ltda, cujos proprietários moram no Rio Grande do Norte. Em Porto Velho, quem se apresenta como representante é o engenheiro Alan Lacerda.

 

Fiscalização

No último dia 22 de maio, o SINTELPES fez uma fiscalização surpresa nas instalações da MB Limpeza Urbana e considerou as condições de trabalho “degradantes”. Não havia nem mesa para os trabalhadores fazerem suas refeições, água potável, falta de pagamento da insalubridade e jornada exaustiva. O vereador Marcos Combate ao tomar conhecimento da denúncia encaminhou ofícios ao Ministério Público do Trabalho. Enquanto isso, montanhas de lixo se acumulam em vários pontos da cidade. Na segunda-feira, o secretário Giovani Marini culpou os donos de terrenos baldios pela sujeira e disse que notificou pelo menos 500 proprietários para limparem suas áreas. 

SIGA-NOS NO

Veja Também

Briga entre duas mulheres termina com prisão no Centro de Porto Velho; PM usou gás de pimenta na ação

Região central de Rondônia pode sofrer colapso de energia com tempestades neste fim de semana, alertam institutos de meteorologia

Vídeo: motociclista sem CNH atropela cabo da PM durante perseguição no Espaço Alternativo

Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná comemora quatro anos de funcionamento