Prefeitura constrói aceiros em área da Base Aérea para evitar propagação de incêndio
O período de estiagem em Porto Velho é normalmente marcado pela grande quantidade de incêndio em diversas áreas rurais e também urbanas. Nos últimos anos, a área de floresta pertencente à Base Aérea, na região do Espaço Alternativo, foi alvo de queimadas intensas. Para evitar que este ano a cena se repita, a Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) e Brigada Municipal construíram aceiros no local.
A medida, explica o subsecretário Robson Damasceno, da Sema, faz parte de um programa preventivo para evitar que a vegetação e os animais sejam consumidos pelas chamas nesse período de verão amazônico.
Como a área é bastante extensa e um incêndio no local produz grande quantidade de fumaça, o trabalho também vai evitar que muitas pessoas, especialmente idosos e crianças, sofram com doenças respiratórias devido a inalação da fumaça tóxica.
“Aceiro é o desbaste de um terreno em volta de propriedades, matas e florestas, para impedir propagação de incêndios. O local possui incidência de focos de calor e devido à proximidade com o aeroporto, necessita de segurança e prevenção quanto a acidentes”, acrescentou Damasceno.
Capacitação
De acordo com a chefe da Brigada Municipal, Carmem Cristina, antes de colocar em prática a construção dos aceiros, foi realizado um curso de capacitação com 30 brigadistas novatos para que aprendessem a operar o trator de arado e gradagem disponibilizado pela Sema.
“O curso também vai servir para vários outros tipos de combate. Às vezes, quando o foco está muito grande, temos que fazer uma linha de atuação bem à frente. É para isso que vai servir. Nós temos as lâminas de arado para gente poder fazer esse tipo de serviço”, disse Cristina.
Veja Também
Sedam faz parceria com municípios para combater queimadas
Decreto oficializa o Plano Emergencial de Limpeza Urbana em Porto Velho
Procon realiza fiscalização em papelarias e alerta sobre economia
Jornal Nacional destaca trabalho da Marquise ambiental no Ceará