Rondônia, 05 de maio de 2024
Geral

Prefeitura de Ji-Paraná faz operação para limpar terrenos baldios e enviar a conta pelo IPTU

A Prefeitura de Ji-Paraná através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMEIA) fez um balanço da Campanha contra Queimadas dentro da programação do mês dedicado ao Meio Ambiente, comemorado em junho. Da iniciativa fizeram parte várias ações, entre elas quatro blitz educativas nos seguintes bairros: BNH, São Pedro, Alto Alegre e Colina Park, locais propícios a queimadas e que costumam registrar mais ocorrências pela quantidade de terrenos vazios e com grande quantidade de entulho e mato.
Nos dias da operação mais de 250 residências foram fiscalizadas uma a uma pelos profissionais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semeia), do Corpo de Bombeiros, da Polícia Ambiental e Defesa Civil. Os moradores receberam muitas orientações sobre o correto descarte do lixo doméstico e o perigo e os malefícios das queimadas urbanas. No total mais de 350 folhetos explicativos foram entregues nas casas visitadas e várias notificações expedidas pelos fiscais da SEMEIA.
Segundo a Secretária Municipal de Meio Ambiente, Kátia Casula, as questões mais preocupante nesta blitz disseram respeito aos terrenos vazios e sem limpeza. “Queremos fazer um apelo aos donos desses terrenos nos bairros BNH, São Pedro, Alto Alegre e principalmente no Colina Park, que cuidem de suas áreas, porque vamos identificá-los e autuá-los. Estamos trabalhando juntamente com a Secretaria Municipal de Regularização Fundiária para que seja feita a limpeza dos terrenos pela Prefeitura. E vamos incluir o custo do serviço no carnê de IPTU”, alerta a secretária.
Em 2014 foram identificados mais de 130 focos de incêndios no município de Ji-Paraná e agora em 2015 o número de ocorrências continua alto, de acordo com a SEMEIA. Elas costumam acontecer nos finais de tarde, momento em que as calçadas são limpas pelos cidadãos, que acabam por queimar as folhas e galhos secos. A queimada é prevista na lei municipal e estadual e é passível de multa. Caso o morador seja flagrado ateando fogo o valor pode chegar a R$ 5mil.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Ex-prefeitos, secretários, igrejas, empreiteiras e empresários são notificados a limparem terrenos em Porto Velho

Unimed diz que está implementando nova classificação de risco e fez novas contratações

Complexo da EFMM será reaberto para a população neste sábado

Vídeo: usuários denunciam caos na emergência da Unimed em Porto Velho, com espera por triagem de mais de duas horas