Prefeitura de Ji-Paraná inicia vacinação de meninos contra o HPV
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Ji-Paraná já estão oferecendo a vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) para meninos de 12 a 13 anos de idade. A estimativa é que três mil adolescentes sejam imunizados este ano.
O Ministério da Saúde passou a realizar a vacinação em meninos como uma estratégia de saúde pública. Anteriormente as vacinas eram disponibilizadas apenas para meninas. O Brasil é o primeiro país da América do Sul e o sétimo do mundo a oferecer a vacina contra o HPV para meninos em programas nacionais de imunizações.
Agora, os meninos também devem procurar as unidades básicas de saúde para garantir a imunização contra o câncer. A faixa-etária vai aumentar, gradativamente, até 2020, quando serão incluídos os meninos com nove anos até 13 anos. São duas doses da vacina, com intervalo de seis meses.
De acordo com o coordenador da divisão de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Rafael Araújo, a vacina contra o HPV tem o objetivo de proteger meninas e meninos, antes do início da vida sexual, contra os principais tipos de câncer: colo do útero, pênis, garganta e ânus.
“A vacinação pretende bloquear a transmissão dos vírus do câncer também nos meninos. São poucos os casos de homens que tem sintomas do HPV, geralmente a doença não se manifesta por sintomas. Nestes casos, ela só é diagnosticada clinicamente. Então a vacina pretende evitar a doença antes mesmo do contato com os vírus causadores da doença”, explicou o coordenador.
Outra vacina que será incluída no calendário vacinal a partir deste ano é a Meningite C. Meninos e meninas de 12 e 13 anos devem receber a imunização. A expectativa é que três mil sejam imunizados em 2017. A faixa etária será ampliada para crianças de nove a 12 anos até 2019.
Para receber a vacina contra o HPV e Meningite C , basta procurar a UBS (Posto de Saúde) mais próxima e levar o cartão do SUS. As doses são ministradas gratuitamente.
Veja Também
Vacinas contra HPV para meninos já estão disponíveis nos postos de saúde da capital
Todos os municípios de Rondônia já receberam as vacinas contra o HPV para meninos, diz Agevisa
Número 192 está temporariamente inoperante em Porto Velho; veja como acionar
Decreto oficializa o Plano Emergencial de Limpeza Urbana em Porto Velho