Rondônia, 05 de maio de 2024
Geral

Prefeitura de Porto Velho decreta estado de alerta após Rio Madeira atingir 15 metros

O Rio Madeira chegou a cota de 15 metros, atingindo pelo menos 70 famílias e por conta disso, o Prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, decretou estado de alerta. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Município na manhã desta quarta-feira (8). De acordo com Marcelo Santos, os moradores que já estavam sendo acompanhados pelo órgão estão sendo orientados a deixar a área alagada.

“Agora nós vamos intensificar nossos trabalhos de monitoramento em todas essas áreas, mapeando o número de famílias afetadas e oferecendo apoio logístico para que essas famílias saiam desses locais que oferece risco para elas. No entanto, muitas resistem”, disse Santos.

Ainda de acordo com o diretor, o principal motivo do aumento do nível do rio “é a grande quantidade de chuvas que está caindo na cabeceira do Rio Bene e o aumento na vazão de água na Usina de Santo Antônio. Isso colaborou para o nível do rio chegar a 15 metros, podendo chegar a 16”, esclarece.

Quando o nível do rio ultrapassou 14 metros, a Defesa Civil emitiu um alerta aos moradores do Beco do Gravatal, Beco do Birro, Bairro Balsa, Nacional, Vila Candelária e Vila do Santo Antônio sobre uma possível alagação.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Sujeira e falta de drenagem são problemas crônicos; população deve ajudar diz chefe da Defesa Civil

Erosão atinge distrito de Nazaré, no Baixo Madeira, e Defesa Civil interdita área afetada

Defesa Civil isola parte da Estrada do Belmont por risco de novos desabamentos

Defesa Civil alerta moradores sobre possível alagação em Porto Velho

Defesa Civil Municipal identifica áreas de risco e alerta famílias