Rondônia, 14 de dezembro de 2025
Geral

Prefeitura de Porto Velho disponibiliza vários serviços ao público durante a Portoagro

Além de ser uma das idealizadoras e também parceira da Portoagro (Feira de Negócios e Tecnologias Rurais Sustentáveis de Porto Velho), a prefeitura da capital rondoniense disponibilizou vários serviços, por meio de suas secretarias, par atender ao público, especialmente os produtores rurais. O objetivo foi prestar orientações, tirar dúvidas e ao mesmo tempo divulgar as ações do Município. A feira começou na quinta feira (24) e terminou no domingo (27).



Semdestur

O secretário Leonel Bertolim (Semagric) avalia que a feira foi muito positiva para marcar o retorno desse tipo de evento a Porto Velho, devido a extinção da Espovel. “Durante a Portoagro os produtores tiveram a oportunidade de participar de oficinas, receber orientações valiosas e ter contato com novas tecnologias para melhorar a produção, a qualidade dos produtos e, consequentemente, a renda familiar”, observou. Outro ponto importante, segundo Bertolim, foram as oportunidades de negócios e de financiamento.

Semdestur

No estande do Serviço de Atendimento ao Turista, sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur), de acordo com a funcionária Nina Oliveira, foram distribuídos panfletos que indicam os principais pontos turísticos da cidade e questionários para que as pessoas sugerissem o que pode ser melhorado nesses locais. Além disso, foram exibidos vídeos que mostram os pontos a serem explorados pelos turistas.

Emdur

A Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdur) expôs os equipamentos de proteção individual (EPI) utilizados pelos eletricistas – capacete, lanterna, cinto de segurança, bolsa com ferramentas, colete refletivo e uniforme antichama. Foi mostrado, ainda, um dos caminhões com braço hidráulico e vários tipos de luminárias, algumas danificadas por vândalos que apresentavam marcas de tiros e pedradas. Lâmpadas e luminárias modernas (antivandalismo) que são usadas na atual administração também foram expostas ao público. Conforme o eletricista Adolfo Noleto, farta quantidade de material explicativo foi distribuída.

Sema

Combate às queimadas urbanas, orientações sobre o projeto de arborização da cidade, cuja meta este ano é plantar 16 mil mudas, conscientização sobre a importância de não devastar as florestas, não queimar lixo no quintal e não derrubar árvores sem autorização, foram algumas ações realizadas na Portoagro pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema). Segundo a bióloga Maeli Ferreira, cada pessoa que parava no estande da secretaria ganhava uma sacola ecológica com panfletos explicativos e copos de papel (eco copo).

Sempedec

A Secretaria de Programas Especiais e Defesa Civil (Sempedec), de acordo com o diretor do Departamento de Preparação e Prevenção, Natanael Castro, mostrou o que vem sendo feito durante este ano com relação ao atendimento às vítimas da grande cheia do Rio Madeira (distribuição de água, lençóis e kits de higiene pessoal e limpeza), ações preventivas como monitoramento das áreas de risco e cadastro das famílias afetadas, além do trabalho dos grupos de combate ao fogo, formados por bombeiros civis e militares.

Semed

Outra secretaria que marcou presença na Portoagro foi a Semed (Secretaria Municipal de Educação). A diretora do Departamento de Educação, Josineide Macena, informou que foram selecionados vários programas para informar ao público qual a importância e como são aplicados. Citou como exemplos o Ensino Rural, Educação de Jovens e Adultos (Eja), Educação Infantil, Ensino Fundamental, transporte escolar e o Projeto Pirueta que promove o Balé. “É preciso que a sociedade conheça melhor e entenda como é desenvolvido o nosso trabalho”, comentou.

Ainda no estande da Semed, a representante do Conselho Municipal de Educação (CME), Gecilda Maria de Oliveira falou sobre o projeto Escola Legal, que visa atender estabelecimentos públicos e particulares. Ela disse que diariamente são feitas visitas nas escolas para informar sobre a necessidade de estarem sempre regularizadas. Quem está em dia com toda documentação e estrutura do prédio ganha o selo Escola Legal.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Briga entre duas mulheres termina com prisão no Centro de Porto Velho; PM usou gás de pimenta na ação

Região central de Rondônia pode sofrer colapso de energia com tempestades neste fim de semana, alertam institutos de meteorologia

Vídeo: motociclista sem CNH atropela cabo da PM durante perseguição no Espaço Alternativo

Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná comemora quatro anos de funcionamento