Rondônia, 25 de junho de 2026
Geral

Prefeitura de Porto Velho inicia plantio de três mil mudas em calçadas

A Prefeitura de Porto Velho iniciou nesta segunda-feira, 18, o projeto de arborização paisagística das principais vias da cidade. A meta é plantar em calçadas, até maio, cerca de três mil mudas de espécies variadas, com prioridade para as árvores nativas da região. Para desenvolver o trabalho, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) adquiriu um equipamento para fazer o corte sem danificar o piso da calçada. A equipe de cinco servidores que trabalha no plantio foi treinada para manusear a máquina.



O secretário da Sema, Edjales Benício, lembrou que a arborização, hoje em Porto Velho, passou a ser uma política de estado e não de governo. “Essa foi uma conquista para o município porque está amarrada em lei. E o plantio, a partir de agora, tem que obedecer a legislação”, afirmou.

O coordenador municipal de Arborização, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), Denis Oliveira, adiantou que a equipe terá certa dificuldade para desenvolver o trabalho, por causa das irregularidades já constatadas nas calçadas vistoriadas. “Em muitos trechos as calçadas não são contínuas em outros o calçamento é irregular e desnivelado. Tudo isso compromete o desenvolvimento do trabalho tornando o serviço mais demorado. E estamos dando o ponta pé inicial agora para ver se até o final de maio o trabalho está concluído”, disse.

O secretário da Sema, Edjales Benício, lembrou que a arborização, hoje em Porto Velho, passou a ser uma política de estado e não de governo. “Essa foi uma conquista para o município porque está amarrada em lei. E o plantio, a partir de agora, tem que obedecer a legislação”, afirmou.

No caso do plantio iniciado nesta segunda-feira, 18, todo o projeto obedece o que está estabelecido na Lei das Calçadas. O plantio, além de ser discutido com a Comissão de Calçadas, é também acompanhado por uma representante da comissão.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Dentista acusada de causar lesões físicas em quatro pacientes é proibida de realizar procedimentos estéticos

Mobilização conjunta incentiva doação de sangue em 15 e 16 de julho

Três policiais militares perdem cargos após condenação em esquema de usura

Imóvel abandonado será demolido após laudo da Defesa Civil em Porto Velho