Prefeitura de Porto Velho realiza estudos para a perfuração de poços artesianos
Para garantir o acesso à água potável para os moradores das comunidades do baixo Madeira, a Prefeitura de Porto Velho, através da Superintendência Municipal de Integração Distrital (SMD), em parceria com o Serviço Geológico Brasileiro (SGB), antiga CPRM, está realizando estudos geográficos nos locais onde serão perfurados poços artesianos.
Esse trabalho de identificação de locais adequados para perfuração de poços artesianos é fundamental para garantir volume de água e qualidade, beneficiando as comunidades ribeirinhas que sofrem com o desabastecimento, especialmente no período da estiagem.
De acordo com informações da SMD, os métodos aplicados se baseiam em encontrar o topo da coluna da água subterrânea através de pulsos elétricos emitidos no solo, que por sua vez irão resultar em medidas características de um corpo d' água. Geralmente, os métodos geofísicos não são caros e são rápidos e fáceis de se realizar.
Após a identificação dos locais, serão escavados os poços artesianos e construídos os sistemas de captação, armazenamento e abastecimento de água nessas localidades.
Serão atendidas cinco comunidades do baixo Madeira com poços artesianos. Os estudos deram início nas localidades de Terra Firme e Papagaios, Neste mês de junho, serão realizados os estudos nas comunidades de Santa Catarina, Calama e Demarcação.
Veja Também
Márcio Nogueira lamenta recusa de seu adversário em participar de debate
Exames de rotina são essenciais para prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida
Comissão eleitoral manda cessar ataques de advogado que difundiu ódio contra a chapa 10