Rondônia, 14 de dezembro de 2025
Geral

Prefeitura de Porto Velho vai instalar grades nas bocas de lobo para evitar entupimento do sistema de drenagem

Para manter as bocas de lobo limpas e evitar o entupimento do sistema de drenagem, a Prefeitura de Porto Velho anunciou que vai instalar grades de ferro. A ideia é evitar que garrafas pet, sacolas plásticas, copos descartáveis, entre outros, sejam arrastados pelas águas pluviais e causem novas obstruções e alagamentos na cidade.

“Constatamos que 90% das bocas de lobo estão destruídas ou danificadas e sem a grade que impede o acúmulo de sujeira, um dos principais fatores que gera obstrução, alagamento das vias e muitos transtornos para a população. Atendendo à determinação do prefeito Léo Moraes, já estamos trabalhando para resolver esse problema”, afirmou o secretário Giovanni Marini, titular da Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb).

Ele disse que nesse primeiro momento todos os esforços estão sendo concentrados na limpeza e desentupimento da rede de drenagem e dos canais que cortam a cidade, atendendo às diretrizes da Operação Cidade Limpa. Paralelo a esse trabalho, a Semusb já está realizando o levantamento sobre a quantidade e o tamanho das grades a serem confeccionadas para fazer sob medida.

“No centro histórico, por exemplo, as caixas coletoras (bocas de lobo) são retangulares. Em outros pontos da cidade elas são quadradas, mas estão fora do padrão. Onde for possível, iremos fazer essa adequação, mas o ponto principal é que todas elas terão a grade de proteção para não acumular lixo”, enfatizou Marini.

Se tudo ocorrer conforme o planejado, a expectativa é que as primeiras grades sejam instaladas a partir de fevereiro próximo. Ainda de acordo com o secretário, elas serão fixadas de tal forma a dificultar a ação de vândalos e evitar possíveis casos de furtos do patrimônio público.

LIMPEZA

Enquanto isso, a secretaria continua intensificando a limpeza da cidade em todos os sentidos, atendendo inicialmente os pontos mais críticos, o que inclui desobstruir as bocas de lobo e o sistema de drenagem como um todo. Em média, de dez a 15 caixas coletoras são limpas diariamente. No geral, conforme o secretário, mais de 8 mil toneladas de lixos e entulhos já foram recolhidas.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Laudo da PF revela falsificação em contrato e agrava escândalo da cota de gênero no PSB em Porto Velho

Briga entre duas mulheres termina com prisão no Centro de Porto Velho; PM usou gás de pimenta na ação

Região central de Rondônia pode sofrer colapso de energia com tempestades neste fim de semana, alertam institutos de meteorologia

Vídeo: motociclista sem CNH atropela cabo da PM durante perseguição no Espaço Alternativo