Prefeitura divulga data para matrícula dos contemplados em chamada escolar municipal

A partir do próximo dia 4 de dezembro começam as matrículas para os estudantes que tiveram o cadastro aprovado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Porto Velho. Foram cerca de 5.500 inscritos na fase de pré-matrícula da chamada escolar da capital, que ocorreu entre os dias 20 e 23 deste mês, sendo ofertadas 5.550 vagas. Os pais podem consultar o resultado a partir da próxima quinta-feira (30) na página e-cidade.portovelho.ro.gov.br/matricula-online, utilizando o número de protocolo gerado na inscrição.
Segundo a Semed, cenas de longas filas e pais madrugando em escolas não se repetiram neste ano, devido à adoção de um sistema que permitiu aos responsáveis realizar o processo de forma on-line.
“Nós estamos na fase de triagem dos inscritos. Esse processo de triagem obedece a vários critérios, dentre eles, a proximidade das escolas solicitadas à residência do aluno, crianças com alguma deficiência e beneficiados pelo programa Bolsa Família. Os pais contemplados terão entre os dias 4 e 6 de dezembro para efetivarem a matrícula, apresentando toda a documentação necessária”, esclarece Juliene Rezende, diretora do Departamento de Políticas Educacionais (DPE) da Semed.
Ainda conforme Juliene Rezende, a chamada escolar foi destinada a alunos que não estão inseridos na rede municipal de ensino, sendo o maior número de vagas para irão educação infantil - creche III, pré I e pré II. “Foram apenas 450 vagas para ensino fundamental, de 1º ao 5º ano. Isso porque os nossos alunos que já estão na educação infantil e vão para o ensino fundamental vão ocupar essas vagas”, afirma.
No entanto, a diretora explica que a chamada escolar neste ano foi antecipada para que o município possa conhecer sua real demanda e garantir que “nenhuma criança, a partir de quatro anos, que é responsabilidade do município, ficará sem vaga”. Juliana ainda diz que, após o período de triagem, quando serão conhecidas os locais com maior necessidade de vagas, pode ser que haja uma segunda chamada. “A gente sabe que a região do Orgulho do Madeira a demanda por vaga é grande, até porque não têm escola na região, mas vamos tomar providências para atender a todos”, afirma.
CPF
De acordo com a Semed, a partir de 2018 será exigido o CPF da criança para que ela seja cadastrada no censo escolar. Por isso, os pais serão orientados, no ato da matrícula, sobre a necessidade do documento. “Se ele não tiver, não impedirá a realização da matrícula, mas ele terá um período estipulado para a apresentação”. A matrícula deve ser feita entre os dias 4 e 6 de dezembro.
Veja Também
Chamada escolar continua e 50% das vagas já foram preenchidas em cadastro pela internet
Com foco na segurança viária, governo de Rondônia promove curso de capacitação para mototaxistas
Prefeitura de Porto Velho decreta recesso administrativo entre 19 de dezembro e 4 de janeiro