Rondônia, 26 de dezembro de 2024
Geral

Prefeitura divulga data para matrícula dos contemplados em chamada escolar municipal

A partir do próximo dia 4 de dezembro começam as matrículas para os estudantes que tiveram o cadastro aprovado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Porto Velho. Foram cerca de 5.500 inscritos na fase de pré-matrícula da chamada escolar da capital, que ocorreu entre os dias 20 e 23 deste mês, sendo ofertadas 5.550 vagas. Os pais podem consultar o resultado a partir da próxima quinta-feira (30) na página e-cidade.portovelho.ro.gov.br/matricula-online, utilizando o número de protocolo gerado na inscrição.

Segundo a Semed, cenas de longas filas e pais madrugando em escolas não se repetiram neste ano, devido à adoção de um sistema que permitiu aos responsáveis realizar o processo de forma on-line.

“Nós estamos na fase de triagem dos inscritos. Esse processo de triagem obedece a vários critérios, dentre eles, a proximidade das escolas solicitadas à residência do aluno, crianças com alguma deficiência e beneficiados pelo programa Bolsa Família. Os pais contemplados terão entre os dias 4 e 6 de dezembro para efetivarem a matrícula, apresentando toda a documentação necessária”, esclarece Juliene Rezende, diretora do Departamento de Políticas Educacionais (DPE) da Semed.

Ainda conforme Juliene Rezende, a chamada escolar foi destinada a alunos que não estão inseridos na rede municipal de ensino, sendo o maior número de vagas para irão educação infantil - creche III, pré I e pré II. “Foram apenas 450 vagas para ensino fundamental, de 1º ao 5º ano. Isso porque os nossos alunos que já estão na educação infantil e vão para o ensino fundamental vão ocupar essas vagas”, afirma.

No entanto, a diretora explica que a chamada escolar neste ano foi antecipada para que o município possa conhecer sua real demanda e garantir que “nenhuma criança, a partir de quatro anos, que é responsabilidade do município, ficará sem vaga”. Juliana ainda diz que, após o período de triagem, quando serão conhecidas os locais com maior necessidade de vagas, pode ser que haja uma segunda chamada. “A gente sabe que a região do Orgulho do Madeira a demanda por vaga é grande, até porque não têm escola na região, mas vamos tomar providências para atender a todos”, afirma.

CPF
De acordo com a Semed, a partir de 2018 será exigido o CPF da criança para que ela seja cadastrada no censo escolar. Por isso, os pais serão orientados, no ato da matrícula, sobre a necessidade do documento. “Se ele não tiver, não impedirá a realização da matrícula, mas ele terá um período estipulado para a apresentação”. A matrícula deve ser feita entre os dias 4 e 6 de dezembro.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Poucos pais procuram escolas no 1º dia de chamada escolar em Porto Velho; cadastro pode ser feito pela internet

Chamada escolar continua e 50% das vagas já foram preenchidas em cadastro pela internet

Fiscalização surpresa do TCE-RO constata falta de médicos no João Paulo II e raio-X sem funcionar em UPA

Desembargador concede habeas corpus para ex-titular da Sejucel