Rondônia, 16 de novembro de 2024
Geral

Prefeitura divulga plantonistas da saúde e agora MP exige que Estado faça o mesmo

Desde a última quinta-feira as unidades de saúde sob a responsabilidade do Município de Porto Velho já divulgam em murais, os nomes dos profissionais da área médica escalados para os plantões. A medida foi uma exigência do Ministério Público (MP) após uma série de denúncias que médicos não estavam trabalhando e apresentando atestados suspeitos. Houve o caso de uma mulher que morreu por falta de atendimento. Agora, os promotores acionaram as autoridades estaduais exigindo a mesma providência por parte do Governo.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho (Semusa), as entidades representativas desses servidores acompanharam durante a semana a divulgação dos plantonistas.
Em nota, o Ministério Público de Rondônia disse que emitiu a recomendação ao Estado para que adote as providencias até o dia 5 de fevereiro. A relação deverá ser apresentada em painel visível, de forma ostensiva ao público.

A recomendação destinada ao Estado foi resultado de reunião no edifício-sede do MP, em Porto Velho, sob a coordenação do Promotor de Justiça, com a presença de representantes do Estado de Rondônia, dos Conselhos Regionais de Medicina, Enfermagem e Farmácia (Cremero, Coren e CRF, respectivamente), e de dirigentes de hospitais da rede pública estadual.

Durante o encontro, foi deliberado que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) providenciará crachás para todos os servidores estaduais, bem como orientará o uso obrigatório desta identificação.

Na ocasião, representante da Sesau informou estar em fase de finalização o processo de recadastramento de todos os servidores públicos do Estado de Rondônia, tendo sido assegurado que os dados relativos à área da Saúde serão encaminhados ao Ministério Público até o dia 20 de fevereiro. O recadastramento é uma medida que visa encontrar e retirar da folha de pagamento possíveis cumulações indevidas de cargos e eventuais servidores que não estejam trabalhando.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Portal jurídico nacional revela pesquisa e aponta ampla vantagem de Márcio Nogueira na disputa pela OAB-RO

Comissão eleitoral manda cessar ataques de advogado que difundiu ódio contra a chapa 10

Rondônia registra redução histórica nos índices de criminalidade em 2024

Na capital, apenas serviços essenciais serão mantidos pela Prefeitura no feriado desta sexta-feira