Prefeitura divulga plantonistas da saúde e agora MP exige que Estado faça o mesmo

Desde a última quinta-feira as unidades de saúde sob a responsabilidade do Município de Porto Velho já divulgam em murais, os nomes dos profissionais da área médica escalados para os plantões. A medida foi uma exigência do Ministério Público (MP) após uma série de denúncias que médicos não estavam trabalhando e apresentando atestados suspeitos. Houve o caso de uma mulher que morreu por falta de atendimento. Agora, os promotores acionaram as autoridades estaduais exigindo a mesma providência por parte do Governo.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho (Semusa), as entidades representativas desses servidores acompanharam durante a semana a divulgação dos plantonistas.
Em nota, o Ministério Público de Rondônia disse que emitiu a recomendação ao Estado para que adote as providencias até o dia 5 de fevereiro. A relação deverá ser apresentada em painel visível, de forma ostensiva ao público.
A recomendação destinada ao Estado foi resultado de reunião no edifício-sede do MP, em Porto Velho, sob a coordenação do Promotor de Justiça, com a presença de representantes do Estado de Rondônia, dos Conselhos Regionais de Medicina, Enfermagem e Farmácia (Cremero, Coren e CRF, respectivamente), e de dirigentes de hospitais da rede pública estadual.
Durante o encontro, foi deliberado que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) providenciará crachás para todos os servidores estaduais, bem como orientará o uso obrigatório desta identificação.
Na ocasião, representante da Sesau informou estar em fase de finalização o processo de recadastramento de todos os servidores públicos do Estado de Rondônia, tendo sido assegurado que os dados relativos à área da Saúde serão encaminhados ao Ministério Público até o dia 20 de fevereiro. O recadastramento é uma medida que visa encontrar e retirar da folha de pagamento possíveis cumulações indevidas de cargos e eventuais servidores que não estejam trabalhando.
Veja Também
Bloco “Até Que a Noite Vire Dia” homenageia bairro Mocambo no desfile de fevereiro
Mais de 44 mil carteiras de identidade prontas não foram retiradas em Rondônia
Energisa incentiva economia de energia nas férias escolares com dicas práticas e divertidas