Rondônia, 16 de maio de 2024
Geral

Prefeitura diz que já tinha identificado problemas e feito mudanças na Semagric

A ação da Polícia Civil na manhã desta quarta-feira (26) na Secretaria Municipal da Agricultura, onde cumpriu mandado de busca e apreensão, expedido pelo juiz Edvino Preczevski, da 2ª Vara Criminal, não tem nada a ver com a atual gestão. Segundo o subsecretário da pasta, Francisco Evaldo, a atual gestão já tinha detectado problemas no Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa) e como forma de prevenir e evitá-los, promoveu mudanças, devolvendo o ex-diretor para a administração e nomeando para chefiar o departamento a veterinária Silvana Freitas, oriunda da Emater.

Segundo Evaldo, a Polícia Civil está investigando indícios de crime contra a segurança alimentar. Na gestão passada, pareceres técnicos de veterinários contra o funcionamento de frigoríficos e fábrica de derivados de carnes teriam sido ignorados pela direção do departamento, que liberava os empreendimentos.

Francisco Evaldo disse que uma das curiosidades que chamou-lhe bastante a atenção ao assumir a pasta foi que apesar da existência de vários frigoríficos em funcionamento na capital, o Departamento de Inspeção Municipal não tinha registro de sequer um único processo sobre tais empresas.

Nestes quase quatro meses de gestão, a Semagric já promoveu quatro interdições, sendo duas parciais e duas totais, por irregularidades e inadequações. Foram suspensos os funcionamentos de um abate de porco, um de carneiro e um de aves. O de aves já se adequou e voltou a funcionar enquanto que os outros estão passando pelas adequações necessárias para nova vistoria.

Na operação de hoje os agentes policiais levaram dois computadores do Dipoa e vários documentos. O secretário Francisco Evaldo colocou a secretaria à disposição das autoridades policiais e disse que a determinação do prefeito Hildon Chaves é dar total transparência a todos os atos da administração pública. “Temos a investigação policial como uma aliada, jamais uma antagonista”, disse o secretário.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Friagem perde força e temperaturas voltam a subir em Rondônia nesta quinta

Sentença determina despejo da churrascaria “Boi na Brasa” em Porto Velho

Prefeitura de Porto Velho contrata Hospital Santa Marcelina para realização de mais de 800 cirurgias eletivas

Prefeitura de Porto Velho e Comitê Paralímpico Brasileiro assinam acordo de cooperação para instalação de Centro de Referência