Prefeitura emite selo de inspeção de alimento
A prefeitura de Vilhena entregou na última semana, a primeira declaração do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) emitido através da Secretaria de Agricultura (Semagri). Com o serviço de inspeção de produtos alimentícios manufaturados por indústrias locais, empresas como a Apicultura Colonial estão, a partir de agora, regulamentadas para comercializar seus produtos.
Selo
O SIM foi criado pela Lei N°3.327/2011 que regulamenta a Inspeção Sanitária e Industrial dos Produtos de Origem Animal e Vegetal no município de Vilhena. A Lei prevê a fiscalização dos animais de pequeno, médio e grande porte destinado ao abate, seus produtos e subprodutos, bem como os animais silvestres e seus derivados oriundos de criadouros devidamente legalizados e registrados. Além de pescados, leite, ovo, mel e cera de abelha, vegetais e seus derivados.
Selo
O Selo de Inspeção Municipal, a partir da Lei, passa a ser emitido pela Prefeitura de Vilhena através da Semagri após uma rígida análise da comissão técnica composta por: médico veterinário, zootecnista e engenheiro agrônomo.
A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Sanitária, continuará fiscalizando e inspecionando todos os alimentos na área de comercialização, como explicou a coordenadora da Vigilância Sanitária, Adelires Albuquerque: essa regulamentação era exatamente o que faltava, pois, toda a inspeção era realizada pela Vigilância e agora todas as exigências serão feitas pela Semagri, disse. A comissão técnica também atua na capacitação de produtores com curso de Boas Práticas de Fabricação (BPF).
Veja Também
Denunciados na Operação “Cruciatus” são condenados
Mais de 60 famílias do Morar Melhor recebem geladeiras e ventiladores econômicos da Energisa