Prefeitura entrega praça CEU da Zona Leste no dia 18 de março
No próximo dia 18 de março a prefeitura de Porto Velho entregará aos moradores da zona Leste a Praça CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados), que fica à rua Benedito Inocêncio com Antônio Fraga Moreira, no bairro JK. A data foi definida pelo prefeito Hildon Chaves na tarde de terça-feira (14), em reunião com representantes das secretarias municipais que fazem parte da Unidade Gestora Local (UGL).
Atividades
Recentemente o prefeito esteve avaliando as condições do campo de areia que faz parte do complexo, na companhia do subsecretário de obras, Tiago Beber. O local apresenta problemas de drenagem e acumula muita água da chuva, o que impede a prática esportiva. Hildon Chaves determinou o conserto da drenagem do campo para que seja utilizado o ano inteiro e não apenas no verão.
Atividades
Raildon Sales, diretor do Departamento de Políticas para a Juventude, informou que já tem elaborado um calendário de atividades a serem realizadas no CEU. "Vamos implantar cursos de informática básica, de artes marciais (judô, taekwondo e jiu jitsu) e de dança (ballet, zumba e rap)", disse. Sales defendeu a necessidade de se ocupar a mente dos jovens e tirá-los da situação de risco social, dando a eles a oportunidade de qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho.
A secretária de esportes e lazer, Ivonete Gomes, informou que inicialmente vai levar para aquele espaço escolinhas de futsal, basquete e vôlei para crianças de sete a 12 anos. Também vai implantar um polo do Programa Viver Ativo, que atende pessoas da terceira idade, mas destacou que local é apropriado para outras práticas de esporte e lazer que poderão ser implantados pela Semes.
Uma bibliotecária para organizar a biblioteca com capacidade para mais de 2 mil títulos, aulas de música, Projeto Pirueta (aulas de dança), ações do Projeto Escola Aberta, além de disponibilizar professores para aulas de ballet e ginástica rítmica, dentre outros, ficarão sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação (Semed). É o que garante o secretário Zenildo de Souza Santos.
"Vamos iniciar nossas atividades neste espaço com o Projeto Multicultura, que oferece oficina de capacitação para jovens em várias áreas, como fotografia, jornalismo comunitário, dentre outros. São diversas ações que certamente farão grande diferença para esta comunidade", afirmou o diretor de cultura da Funcultural, Eudes Claudino.
A Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf), já atua no local com uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social - o CRAS Paulo Freire. Responsável por cuidar da estrutura, o subsecretário de indústria, comércio, trabalho e turismo, Júlio César Siqueira se comprometeu em levar uma unidade itinerante do Sistema Nacional de Emprego (Sine) para cadastrar os trabalhadores.
Ao final do encontro, cada secretaria ficou de elaborar um calendário de atividades para apresentá-lo na próxima reunião, que será realizada na próxima segunda-feira, dia 20, às 16 horas, no mesmo local. "A nossa função é colocar isso em funcionamento imediatamente. Não tenho dúvidas da utilidade desse espaço, que é um espaço multiuso que vai ser muito importante para a população de Porto Velho", observou dr Hildon Chaves.
Estrutura
O CEU possui dois blocos, sendo um com auditório para 60 pessoas, biblioteca, telecentro e banheiros. No outro foram construídas duas salas multiuso, sala da coordenação, sala para recepção e atendimentos, onde funcionará o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).
Há também quadra poliesportiva, pista de skate, mesas de xadrez, campo de futebol de areia, parquinho para as crianças e equipamentos para prática de exercícios físicos. No entorno do espaço foi construída uma pista para caminhadas.
Veja Também
Márcio Nogueira lamenta recusa de seu adversário em participar de debate
Exames de rotina são essenciais para prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida
Comissão eleitoral manda cessar ataques de advogado que difundiu ódio contra a chapa 10