Prefeitura fiscaliza trabalho infantil durante período carnavalesco em Porto Velho
O secretário municipal de Ação Social de Porto Velho, Solano Lopes, anunciou nesta quinta-feira, 21, o combate ao trabalho infantil durante o Carnaval. O trabalho será educativo e repressivo. As denúncias serão encaminhadas ao Ministério Público do Trabalho para posterior apuração e punição dos responsáveis pela utilização de mão de obra de crianças e adolescentes. No período de festas é comum menor de idade tentar ganhar trocados para cuidar de veículos, vender latinhas de cerveja, água e refrigerante. "É muito comum em todo período festivo haver uma demanda de trabalho informal e é desse trabalho informal que é feita a convocação dessa mão de obra infantil. Às vezes a pessoa que está próxima compra ou faz uso na boa intenção e não compreende que está colocando esse menor em risco", explicou Solano.
As equipes da secretaria estarão distribuídas nos circuitos de blocos e outras comemorações durante toda a programação de Carnaval para que a atuação ocorra in loco. Solano reforça que quem emprega criança pode ser condenado, mas que a boa vontade também pode induzir ao crime.
A última operação de combate foi registrada no ano passado, no dia 2 de novembro, feriado de Finados, quando servidores da Semas em parceria com os colaboradores da Secretaria Municipal de Serviços Básicos percorreram os cemitérios da cidade.
Veja Também
Vídeo: motociclista sem CNH atropela cabo da PM durante perseguição no Espaço Alternativo
Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná comemora quatro anos de funcionamento