Prefeitura inicia ações da campanha contra o câncer de mama neste sábado
A exemplo de anos anteriores, a Prefeitura de Porto Velho participará da campanha Outubro Rosa 2013. O objetivo do movimento popular internacional é alertar as mulheres para que façam o autoexame e, se for o caso, também a mamografia, para se precaverem do câncer de mama. Até o final de outubro, várias ações serão realizadas pela Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (CMPPM) em parcerias com outros órgãos públicos e a sociedade civil organizada.
Carreta
No domingo (2), duas ações serão realizadas pela CMPPM. Pela manhã, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), haverá palestra de conscientização e distribuição de materiais explicativos para um grupo de mulheres no bairro Planalto. À tarde, atividade semelhante será realizada em conjunto com as mulheres do Projeto Raabe, na Rua Joaquim Nabuco, centro. No próximo dia 18, a partir das 8 horas, palestra aos funcionários do Sebrae, dentre outras programações.
Carreta
Também foi incluída na programação da prefeitura o atendimento por parte de uma equipe de profissionais do Hospital de Câncer de Barretos (SP), de 21 a 23 de outubro, ao lado da Maternidade Municipal Mãe Esperança, na Rua Lourenço Pereira Lima, bairro Embratel. Em uma carreta repleta de equipamentos de última geração, a equipe médica vai coletar materiais para 150 exames de câncer do cólo do útero e também fará 75 mamografias.
De acordo com Antônia Ferreira, terão prioridade as mulheres que já são assistidas pelo Centro de Referência da Saúde da Mulher, que funciona anexo à Policlínica Rafael Vaz e Silva, no bairro Nossa Senhora das Graças. Os demais serão destinados ao público. Todo material coletado será levado para o laboratório do Hospital de Câncer em São Paulo, responsável por emitir o diagnóstico, frisou a coordenadora de mulheres.
Agenda
Antônia Ferreira informa que a CMPPM ainda dispõe de datas para realizar eventos em parceria com a sociedade civil organizada. O contato deve ser feito através do telefone 3901-3000. Ela apela a todas as mulheres que façam o autoexame ou procurem a unidade de saúde mais próxima.
Dados divulgados pelo Governo Federal indicam que em 2012 houve um crescimento de 37% na realização de mamografias em mulheres com idades entre 50 e 69 anos, em comparação com 2010. Os atendimentos foram feitos pelo Sistema único de Saúde (SUS).
Veja Também
Carnaval de Porto Velho terá QR Code para identificar crianças no Curumim Folia
Ações de regularização fundiária em Rondônia são fortalecidas em parceria com o Incra
Sesau informa as vacinas essenciais antes do período de Carnaval
Conta de energia: Rondônia já soma mais de 30 ganhadores em campanha que premia quem paga via Pix