Rondônia, 03 de maio de 2024
Geral

Prefeitura inicia campanha para combater queimadas urbanas e rurais em Porto Velho

Com o tema “Queimada Mata” a prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), lançou na manhã desta terça-feira (26), a campanha de prevenção aos focos de queimadas na capital com a implantação da primeira Brigada Municipal. O objetivo é mobilizar a comunidade para evitar queimadas e denunciar quem insiste em incinerar lixos e colocar fogo em áreas de mato.

O secretário da Sema, Robson Damasceno, destaca que o trabalho de combate a focos de incêndio contará com ajuda de 25 bombeiros civis. “Nós vamos atuar diretamente no combate a focos de incêndios com a ajuda dos bombeiros civis contratados pela prefeitura. Para ajudar no trabalho, vamos contar também com o apoio de aparelhamento e quatro carros trabalhando na sensibilização, prevenção e no combate direto a incêndios no município’, destacou.

De acordo com o coronel Gilvander Gregório de Lima, do Corpo de Bombeiros, esse é o período considerado de maior desafio para a corporação. “Nesse momento essa parceria com a prefeitura com a contratação de bombeiros civis é de extrema importância na área de combate ao incêndio urbano e rural porque sabemos que nesta época é registrado um grande número de focos queimadas. Nós estamos preparados com nossa escola de reforço pronta e equipamentos”, disse o coronel.

Ainda de acordo com o coronel, para este ano houve uma grande preparação para tentar fazer o melhor para o meio ambiento no combate a focos de incêndios. “Se tem fogo, tem fumaça e as pessoas adoecem ao inalar e o meio ambiento é prejudicado. Queremos tirar nossa capital da triste estatística dos focos de incêndio. A situação é crítica onde a falta de conscientização da população tem feito um estrago no meio ambiente e queremos mudar essa realidade”, diz.

Multas e Denúncias
Sobre as multas, o secretário informou que variam de R$71,90 a R$ 7 milhões. “Então é importante que o munícipe tenha consciência e use da educação ambiental para não pesar no seu bolso porque estamos intensificando nossos trabalhos e fiscalizando rigorosamente”, finalizou Robson.

As denúncias podem ser feitas pelo Whatsapp 99374-8556, através do 0800 647 20 ou diretamente no site sema.portovelho.gov.br.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Porto Velho é o município brasileiro com maior número de queimadas nos últimos cinco meses

Em 13 dias, Rondônia assume quarta posição no ranking de queimadas no país

Unimed diz que está implementando nova classificação de risco e fez novas contratações

Complexo da EFMM será reaberto para a população neste sábado