Rondônia, 06 de fevereiro de 2026
Geral

Prefeitura irá fiscalizar estacionamentos durante o Flor do Maracujá

O Departamento de Posturas do Município informou que irá intensificar as fiscalizações durante o Arraial Flor do Maracujá, para coibir a criação de estacionamentos para veículos em cima de calçadas como ocorrem todos os anos durante a festa. O trabalho será realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran) e o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (PM).

De acordo com o diretor do Departamento de Posturas, Rainey Viana, nunca foi permitido que as calçadas fossem transformadas em estacionamento para veículos durante o arraial. “Ninguém tem a autorização do município para fazer essa atividade que é considerada ilegal. Ano passado, nossa equipe chegou a apreender fitas sinalizadoras e todo o material que estava sendo utilizado para montar os estacionamentos no entorno do arraial. Por isso, nós vamos fiscalizar, juntamente com os demais órgãos, para coibir o estacionamento ilegal nas calçadas que foram feitas para pedestres”, disse o diretor.

O diretor explica que a atividade é permitida em terrenos particulares, mas somente com a autorização da Prefeitura. “O estacionamento precisa ser licenciado primeiramente. Nosso departamento legaliza para a pessoa trabalhar em terrenos particulares dentro da lei municipal para que o responsável não tenha problemas. O interessado, paga uma taxa mínima para poder realizar o serviço temporário durante os dias que acontece o evento”, explicou Rainey Viana.

Ele alerta os proprietários de veículos para terem cuidado ao deixar o bem sob a responsabilidade de pessoas que se oferecem para cuidar de carros e motocicletas. “É bom ter muito cuidado porque muitos criminosos se envolvem nesse ramo justamente para furtar veículos de clientes. Caso aconteça algum problema com o veículo, infelizmente o munícipio não tem a responsabilidade em cima da prática criminosa”, esclareceu o diretor.

Ter cuidado com indução de pessoas pedindo para o motorista estacionar em locais inadequados é muito importante para evitar autuações. “A Semtran e o Batalhão de Trânsito estarão atuando e multando os veículos que estiverem em locais inadequados. Quem acaba sendo penalizado com isso é o proprietário do veículo com a multa aplicada. Os motoristas podem parar normalmente no acostamento na via pública e ninguém pode cobrar nada”, finalizou Rainey Viana.

A multa para quem for flagrado infringindo o código de postura do município, no caso o estacionamento irregular, pode chegar a R$ 3.700, segundo informou o Departamento de Posturas.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Fecomércio: 97% das empresas brasileiras não estão preparadas para a reforma tributária, aponta pesquisa

Justiça determina correção no edital do concurso da Assembleia e reforça exigência de registro no CRC

Carnaval em Porto Velho contará com estrutura especial de segurança

Governo de Rondônia reforça vacinação contra gripe durante período de maior circulação viral no estado