Prefeitura leva alunos do curso pré-Enem para aula de ciências da natureza no Parque Natural
A equipe do Projeto Superação mais uma vez inovou na metodologia das aulas do Curso Pré-Enem quando decidiu, em parceria com os professores, Semed e Semasf, ministrar aulas de biologia, geografia e química em campo. O local escolhido foi o Parque Municipal da Cidade. Um dos objetivos foi levar os alunos a explorarem e conhecerem as riquezas do município, bem como assimilar o conteúdo já estudados em sala de aula em um espaço que apresentassem algumas das características vistas em conteúdo das apostilas e livros.
O curso preparatório é um projeto educacional que também visa a integração do munícipe com sua realidade local. A valorização de espaços propícios para o turismo, lazer e também para a educação. Eventos ou aulas como está desenvolvem nos alunos o cuidado e a valorização dos espaços públicos e da cultura local, além de auxiliar na aprendizagem. O prefeito Hildon Chaves tem apoiado este tipo de iniciativa, o que demanda da equipe ainda mais empenho e garante ao projeto prestígio.
A caminhada e a aula começaram as 8 horas e contou com a presença dos guias, dos Professores de Biologia Regina Alves e Jorge Lourenço, da Professora de Geografia Vera Lúcia Frazão e do Professor de Química José Alves. Os alunos e convidados presentes ficaram encantados e admirados com a dinâmica da aula. Conforme iam acontecendo as paradas os professores relacionavam os temas vistos em sala, associando-os aos temas recorrentes nas provas do Enem.
Os professores utilizaram de muita habilidade e conhecimento para explanarem sobre as diversas maneiras e formas que temas de biologia, geografia e Química podem aparecer nas questões da prova do Enem. Durante toda a caminhada e visita ao museu foi demonstrado e feito a associação do estudo científico visto nas aulas, com a prática. Isso facilitou a interpretação e assimilação dos conteúdos.
A aula de cências da natureza ficou marcada pela descontração e leveza com que os conteúdos foram trabalhados. Todos parabenizaram a coordenação do curso pré-Enem, pela organização, aos professores pela excelente explanação e aos guias que acompanharam todos durante o percurso nas trilhas. Os alunos se surpreenderam com o nível das aulas ministradas pelos professores, as excelentes condições do Parque Natural e a acolhida da administração.
Certamente a maior satisfação dos professores é ver jovens e adultos egressos da rede pública de ensino envolvidas nas aulas e valorizando o que de melhor o município tem a oferecer. É gratificante perceber a capacidade cognitiva e o esforço que estão fazendo para ingressarem no ensino superior. A prefeitura ao oferecer um curso gratuito com esta dimensão só demonstra o compromisso com a sociedade portovelhense, principalmente com aqueles que não dispõe de recursos financeiros para frequentar cursinhos preparatórios particulares.
A equipe organizadora, em nome dos Secretários da Semasf, Claudi Rocha, da Semed, Marcos Aurélio Marques e do adjunto Adson Kleber agradece mais esta iniciativa da Prefeitura de Porto Velho. Aproveita para convidar a todos a participarem do aulão “Trilhos da História da Ferrovia Madeira-Mamoré” que acontecerá no domingo, 24 de setembro, às 07 horas na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e contará com a presença do Secretário de Educação Municipal.
Veja Também
Enem 2017 será em dois domingos consecutivos: 5 e 12 de novembro
Projeto Superação: Prefeitura vai ampliar o Pré-Enem utilizando mídias
“O Julgamento de Tiradentes” é tema de aula do pré-Enem municipal no Teatro Banzeiros
Possíveis temas de redação do Enem 2017 serão abordados em aulão do Objetivo Mais
Locais de provas do Enem devem ser divulgados no próximo dia 20 de outubro
Candidatos podem consultar locais de prova do Enem a partir desta sexta-feira
Troca de informações e uso de lápis podem levar à eliminação no Enem