Prefeitura leva serviço de imunização para distritos e comunidades da Ponta do Abunã
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) inicia mais uma campanha “Vacinação Sem Fronteiras” nos distritos, vilas e comunidades da região de Porto Velho conhecida como Ponta do Abunã. A ação será executada entre os dias 5 a 15 de agosto.
Este é o terceiro ano que a Semusa participa do projeto “Vacinação Sem Fronteira”, organizado pelo Governo do Estado, através da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa), com execução dos municípios rondonienses.
O objetivo é reduzir a morbimortalidade por doenças imunopreveníveis, além de fortalecer as ações integradas de vigilância em saúde para promoção, proteção e prevenção em saúde da população.
A população-alvo para a vacinação nas fronteiras são as pessoas de todas as idades, indiscriminadamente. Ao todo, 17 imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação serão disponibilizados aos moradores da Ponta do Abunã.
Especificamente nas regiões de fronteira, onde há interação diária entre as populações, faz-se necessário implementar ações de vacinação, visto que essas regiões são a porta de entrada de pessoas oriundas de outros estados ou países.
Elizeth Gomes, coordenadora da Divisão de Imunização da Semusa explica que “com o deslocamento diário da população entre os países, é fundamental implementar estratégias diferenciadas para alcançar as coberturas vacinais adequadas e melhorar o acesso da população aos serviços de vacinação, sem distinção da nacionalidade”.
Ela também destaca que as baixas coberturas vacinais nessas regiões representam alto risco para a saúde pública, pois a população se expõe a possíveis epidemias e surtos, com consequentes prejuízos para a comunidade e sobrecarga nos serviços de saúde.
COQUELUCHE
Elizeth Gomes também alerta sobre o surto de coqueluche registrado na Bolívia, país vizinho que faz fronteira com o distrito de Extrema. A coqueluche é uma infecção altamente contagiosa do trato respiratório, especialmente perigosa para bebês, de fácil prevenção por meio de vacina.
VACINAS DISPONÍVEIS
Dezoito vacinas do calendário vacinal serão disponibilizadas durante a campanha, sendo elas: BCG, Hepatite A e B, Rotavírus, Pentavalente, Pólio Inativada, Pneumocócicas, Meningo C Conjugada, Meningo ACWY, Febre Amarela, Tríplice Viral, Tetra Viral, DTP, VOP, HPV, Covid-19, DTPA e Dengue.
CRONOGRAMA DE ATENDIMENTOS
A “Vacinação Sem Fronteiras” acontece entre os dias 5 e 15 de agosto na Ponta do Abunã. Ao todo, 15 profissionais de saúde estão envolvidos nesse trabalho, 12 deles disponibilizados pela Semusa.
O cronograma da primeira semana de trabalho será executado da seguinte maneira:
- Nova Califórnia - 5 a 8 de agosto, manhã e tarde. Além da Unidade de Saúde do distrito, a vacinação também seguirá pela zona rural, nos ramais Pioneiro, Cascalho, Baixa Verde, Linha 12.
- Extrema - 5 a 8 de agosto, manhã e tarde. Além da Unidade de Saúde do distrito, a vacinação também vai acontecer na Vila Marmelo e em escolas da região.
- Vista Alegre do Abunã - 5 a 9 de agosto, manhã e tarde. A vacinação acontece na unidade de saúde da família do distrito.
Veja Também
Porto Velho: serviços públicos do Município funcionam normalmente nesta terça e param na quarta
Natal: repartições do governo estadual não terão expediente nesta terça e quarta
Porto Velho divulga regulamento para o carnaval de rua em 2025
Justiça determina limite para cancelamentos e atrasos em voos de Porto Velho