Rondônia, 21 de dezembro de 2025
Geral

Prefeitura multou donos de mais de 700 terrenos abandonados na Capital

Basta andar pelas ruas da cidade, e não distante da região central de Porto Velho, para verificar inúmeros terrenos abandonados pelos proprietários, acumulando lixo e mato e servindo de esconderijo para marginais. A população dos bairros periféricos da capital não sabe a quem recorrer.


“Nunca vi ninguém fiscalizar e o dono se sente à vontade para deixar o terreno desse jeito. Tanta gente precisando de terra para morar e outros abandonando sem ser cobrado pelo Município”, completou Manoel.

Próximo à Escola Maria de Nazaré, na rua Aquariquara, Zona Sul, um terreno sem muro e completamente tomado pelo mato assusta pais de alunos e moradores das redondezas. “Isso é um perigo para as crianças que precisam passar por aqui, além da imundície, criadouro de ratos e insetos”, disse o aposentado Manoel Silva.

“Nunca vi ninguém fiscalizar e o dono se sente à vontade para deixar o terreno desse jeito. Tanta gente precisando de terra para morar e outros abandonando sem ser cobrado pelo Município”, completou Manoel.

Segundo informações do Departamento de Fiscalização e Postura do Município, uma equipe de três fiscais fez o levantamento anual e mais de 700 lotes já foram notificados e autuados em 2014. Os proprietários de mais 50 terrenos que não entraram na lista ainda este ano, devem ser notificados até o final de janeiro de 2015.

O fiscal de postura municipal, Emerson Nascimento, explica que, ao constatar por fiscalização ou denúncia as irregularidades de um terreno, são avaliadas a limpeza, construção de muro e calçada. “Ao ser notificado, o proprietário tem 10 dias para regularizar a situação, o que pode ser prorrogado caso haja necessidade. Mas se o dono do terreno não procura o Departamento de Postura, e nem resolve o problema, ele é autuado, e a multa varia de acordo com o tamanho do terreno, de R$ 553,90 a R$ 5.539 mil, valores que no próximo ano irão aumentar”, avisa.

Para denunciar um terreno abandonado, a população deve ligar para o Departamento de Fiscalização e Postura, da Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb), no telefone 3901-3134, e dar a informação exata do local para que a equipe de fiscalização possa realizar o serviço.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governador Marcos Rocha está decidido não concorrer ao Senado em meio ao alerta de forte crise fiscal em sua gestão

Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema

Vídeo: Avião com Márcio Pacelle e Maurício Carvalho faz pouso forçado e pega fogo em Extrema

STJ mantém decisão do TJRO e garante execução de contrato de publicidade do Governo com a Pen6