Rondônia, 13 de dezembro de 2025
Geral

Prefeitura realiza mutirão de limpeza e implanta sistema de drenagem na Jatuarana

A Prefeitura de Porto Velho iniciou nesta quarta-feira (10), mutirão de limpeza no bairro Caladinho, na região Sul da cidade. A ação realizada pela Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb), começou pela Rua Tamareira, entre Geraldo Siqueira e Tancredo Neves. Conforme o secretário adjunto da Semusb, Itamar Ribeiro, o trabalho consiste na retirada de entulhos, patrolamento e encascalhamento. Ribeiro informa que o mutirão vai contemplar 11 ruas que ainda não são pavimentadas. A determinação do prefeito Mauro Nazif é para que todas as vias ofereçam plenas condições de trafegabilidade, tanto aos pedestres quanto aos condutores de veículos, pois havia muito tempo que não recebiam qualquer ação do poder público. “Se o tempo colaborar conosco, queremos terminar esse trabalho em uma semana ou no máximo em dez dias”, disse.


Drenagem

Apesar da precariedade das condições das ruas por causa de buracos e lama, Ribeiro informa que o problema foi agravado pela falta de consciência de muitos moradores que jogam lixo na rua, inclusive restos de construção civil, mobílias e peças automotivas. O adjunto da Semusb pede que tais pessoas tenham mais consciência e ajudem a prefeitura a manter a cidade limpa.

Drenagem

Também nesta quarta-feira, outra equipe da Semusb iniciou trabalho de drenagem na Avenida Jatuarana, zona Sul de Porto Velho, entre BR-364 e Rua Anari, bairro Jardim Eldorado. O objetivo é acabar com as constantes alagações que transformam o local em um dos principais pontos de “estrangulamento” daquela via pública todas as vezes que chove, devido à falta de tubulações para escolar as águas pluviais.
Itamar Ribeiro afirma que a conclusão da drenagem na Rua da Beira (marginal da rodovia federal) possibilita a solução do problema. “Vamos instalar 600 metros de tubos de PVC com 1,20 metros de diâmetro cada para escoar a água da Jatuarana para a BR, e com isso, resolvemos definitivamente o problema, explica Ribeiro”. Ele acrescenta que o problema de alagação na via era crônico e já se arrastava por mais de uma década devido falhas na rede de drenagem.

Ainda de acordo com o secretário, a Semusb vem trabalhando intensivamente para acabar com os pontos de alagamentos em vários setores da cidade. A ação consiste na limpeza de “bocas de lobos”, que são as aberturas nas laterais das vias por onde escoam as águas pluviais, galerias, desobstrução de tubulações com auxílio do caminhão “Tatuzão” com aplicação de fortes jatos de água, limpeza de canais e até substituição de manilhas e bueiros ármicos, dentre outras ações.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Região central de Rondônia pode sofrer colapso de energia com tempestades neste fim de semana, alertam institutos de meteorologia

Vídeo: motociclista sem CNH atropela cabo da PM durante perseguição no Espaço Alternativo

Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná comemora quatro anos de funcionamento

Prefeitura de Porto Velho lança Chamada Escolar Municipal para o ano letivo de 2026