Rondônia, 13 de outubro de 2024
Geral

Prefeitura reforça atendimento de saúde durante o carnaval

A Prefeitura de Porto Velho, através do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) está preparada para atuar durante o período carnavalesco na capital. Seis ambulâncias serão colocadas à disposição, entre elas uma unidade avançada, equipada com semi UTI para atender os casos de alta complexidade (de maior gravidade). Quem garante é o diretor do órgão, médico Paulo Levi. Além do SAMU, a Prefeitura reforça o atendimento nos postos e policlínicas do município.



Após a definição dos horários e locais de base para as ambulâncias, as equipes do SAMU serão treinadas com simulações de atendimentos, com objetivo de cumprir as rotas de deslocamentos e o tempo resposta.

“Essa reunião é feita todos os anos, antes do carnaval, para não haver confusão quanto aos dias e horários de desfile das agremiações, o que facilita a Prefeitura prestar o melhor atendimento possível por parte do SAMU. Com isso, podemos planejar o posicionamento das ambulâncias e melhores rotas de deslocamentos tanto para os locais das ocorrências quanto a condução das vítimas ao hospital”, explica.

Após a definição dos horários e locais de base para as ambulâncias, as equipes do SAMU serão treinadas com simulações de atendimentos, com objetivo de cumprir as rotas de deslocamentos e o tempo resposta.

Atendimento

As equipes do SAMU, conforme informa Paulo Levi já estão montadas e com as escalas de serviço prontas. Elas contam com 25 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e motoristas socorristas – condutores habilitados em auxiliar a equipe médica no socorro às vítimas. “Nossas ambulâncias também estão aparelhadas e prontas para entrar em ação”, completa.

Para agilizar o serviço do SAMU, a Prefeitura montará uma base de atendimento no centro de saúde do bairro Meu Pedacinho de Chão, a exemplo do que ocorreu no carnaval passado, para os procedimentos de baixa complexidade. Os casos de alta complexidade, como esfaqueados, baleados e acidentados serão encaminhados ao Hospital João Paulo II.

Reforço

Segundo a diretora do departamento de média e alta complexidade da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), enfermeira Fátima Milhomem, em todos os postos e policlínicas da Prefeitura as equipes ganharão reforços de técnicos de enfermagem, em especial a Ana Adelaide, por ser a mais próxima do centro da cidade, onde há maior concentração de blocos carnavalescos. O reforço também serve para garantir o atendimento rotineiro das pessoas que não estiverem participando do carnaval.

Na base de atendimento, cada plantão terá um médico, um enfermeiro e dois técnicos de enfermagem para atender as ocorrências do SAMU. Além disso, uma ambulância ficará à disposição para transportar pacientes para as policlínicas e Hospital João Paulo II, caso seja necessário após avaliação médica. A determinação do prefeito Roberto Sobrinho é para que os atendimentos sejam feitos de forma ágil e da melhor forma possível.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Proprietários de comércios são presos por furto de energia em operação na capital

Inmet alerta para chuvas intensas em Rondônia nesta sexta e no sábado

Ministério Público Eleitoral entra com representações por derrame de santinhos na capital

Tudo em até 24x: Grupo Rovema anuncia condições especiais de parcelamento em comemoração ao aniversário da Autovema