Rondônia, 14 de dezembro de 2025
Geral

Prefeitura reforça recomendação para que crianças sejam vacinadas contra o sarampo

A ocorrência de casos suspeitos de sarampo em Porto Velho levou a Prefeitura de Porto Velho a reforçar a recomendação para que crianças de seis meses a menos de cinco anos sejam vacinadas. O município mantém pontos de atendimento nas unidades básicas de saúde e também no Porto Velho Shopping, que funciona em horário alternativo.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), os casos registrados estão sob investigação. Por precaução, foi providenciada a vacinação das pessoas que convivem próximas aos pacientes. A descoberta ocorreu a partir de pesquisa em exames que apresentaram resultado negativo para dengue.

A vacina também está disponível para profissionais da área de saúde.

O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus e pode ser fatal. A transmissão é diretamente de pessoa a pessoa, por meio das secreções do nariz e da boca expelidas pelo doente ao tossir, respirar ou falar.

“A única maneira de se evitar o sarampo é pela vacina”, orienta a secretária de saúde do município Eliana Pasini.

Ela explica que após o Dia D de vacina contra sarampo e gripe, que aconteceu no sábado (30), o público alvo da campanha deve procurar as unidades básicas de saúde, onde o imunizante segue disponível.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Paciente que morreu por complicações do sarampo veio de garimpo do Pará

Região central de Rondônia pode sofrer colapso de energia com tempestades neste fim de semana, alertam institutos de meteorologia

Vídeo: motociclista sem CNH atropela cabo da PM durante perseguição no Espaço Alternativo

Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná comemora quatro anos de funcionamento