Prefeitura vai iniciar estudos para possível implantação da zona azul em Porto Velho
Nesta quarta-feira (9), o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, anunciou que vai publicar, ainda neste semestre, o procedimento de manifestação de interesse para implantação da zona azul na capital. A informação foi repassada durante o lançamento oficial da obra de alargamento da Avenida Duque de Caxias, na região central.
“Nós temos um plano de revitalização para o centro, principalmente no que eu chamo de quadrante histórico. Nesse semestre ainda, estaremos divulgando o procedimento de manifestação de interesse para implantação da zona azul em Porto Velho, reivindicação antiga dos comerciantes, CDL, Fecomércio. E ainda a própria mudança da prefeitura, em alguns meses, para o prédio do relógio, já vai estar revitalizando a centro da cidade”, afirma o prefeito.
O alargamento da Avenida Duque de Caxias é uma obra “estruturante, que no primeiro momento vai causar um certo transtorno para a população, e pedimos a compreensão das pessoas nesse sentido, mas dentro de alguns meses teremos mais uma via de acesso rápido, como a Pinheiro Machado e Carlos Gomes”, explicou o prefeito que informou que os estudos para implantar um corredor de ônibus no local, ou não, ainda estão sendo realizados.
“De qualquer maneira, sendo retirados da Carlos Gomes, ou não, o trânsito nas duas vias vai melhorar substancialmente com o alargamento da Duque de Caxias. Isso [o alargamento] fará com que possamos transformar a rua em via expressa, de tráfego maior, com semaforização específica, de maneira a desafogar o trânsito de veículo e de ônibus das avenidas Pinheiro Machado e Carlos Gomes. 80% da população de Porto Velho, que reside na Zona Sul e Leste, vem diariamente para o centro da cidade. Então, esta é uma obra que vai impactar muito a nossa mobilidade urbana”, garante Hildon.
De acordo com Tiago Beber, secretário da Semob, a via está com oito metros e com o trabalho realizado ela passará para quase 13 metros. “Fizemos o estudo, o projeto de alargamento, aprovado pela Semtran, tem cerca de 1,5 Km, alargamento e recapeamento. A via vai continuar mão dupla e preferencial, ajudando o fluxo de veículos. A Semusb avisou todos os moradores, com a equipe, uma semana antes, e notificou as edificações que estavam passando a caixa viária. Isso é uma obra que já vem no planejamento desde o começo do ano. Hoje, ela só tem faixa de rolamento e agora vai ter a faixa de estacionamento. Do jeito que está é uma desorganização, cada um estaciona de qualquer jeito”, diz o secretário.
Com a atenção voltada ao centro da capital, o prefeito disse que “nós estamos trabalhando em todos os cantos da cidade, mas o centro é uma prioridade porque todas as pessoas vêm até o centro. E após o término dessa obra vamos iniciar um projeto de recapeamento do centro da cidade e das principais avenidas. Eu espero que nós consigamos começar ainda este”, finalizou o prefeito.
Veja Também
Prefeitura começa alargamento da Rua Duque de Caxias, que será corredor para ônibus
Estudante rondoniense conquista medalha de prata no taekwondo durante Jogos da Juventude 2024
Márcio Nogueira lamenta recusa de seu adversário em participar de debate
Exames de rotina são essenciais para prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida