Rondônia, 21 de dezembro de 2025
Geral

Prefeitura vai seguir orientação do MP e reservar para Educação vacina de dose única

Prefeitura de Porto Velho informou ao RONDONIAGORA, na manhã desta quarta-feira (16), que vai atender a nota técnica enviada pelo Gabinete de Articulação para Enfrentamento da Pandemia na Educação Pública em Rondônia (GAEPE-RO), priorizando os trabalhadores da educação para vacinação contra a Covid-19, com a vacina Janssen, desenvolvida pelo braço farmacêutico da Johnson & Johnson.

De acordo com a Semusa, a secretaria está acertando os detalhes a respeito desta vacina, mas ainda não há confirmação de quando as doses chegarão a Rondônia, o que gera uma indefinição a respeito do cronograma.

Os profissionais da educação de creche e pré-escola seguem sendo atendidos na Uniron atualmente com doses da AstraZeneca, e caso as doses da vacina Janssen cheguem na capital, o público será priorizado, segundo a Semusa.

O documento considera especialmente o acordo que o Ministério da Saúde firmou para receber 3 milhões de doses da vacina Janssen, notando-se que esta vacina possui grande potencial para acelerar o processo de imunização, já que produz anticorpos em 14 dias após uma única dose.

A medida tem o intuito de impulsionar a retomada das atividades educacionais presenciais em um menor espaço de tempo, incluindo a vacinação deste grupo já classificado como prioritário pelo Plano Nacional de Imunização.

No caso de o número de doses disponíveis para Rondônia ser inferior à totalidade de profissionais que pertencem a esse grupo, deverá ser seguido cronograma de vacinação, tendo em vista os trabalhadores envolvidos com a educação dos mais jovens, conforme ordem de vacinação: trabalhadores da educação de creches, de pré-escolas, do ensino fundamental, do ensino médio, profissionalizantes e da educação de jovens e adultos e na sequência, trabalhadores da educação do ensino superior.

E no caso de haver limitação operacional diante do prazo de expiração da vacina Janssen, para diminuir o risco de perda destes insumos, deverão ser priorizados os trabalhadores da educação que habitam em localidades com maior facilidade de acesso.

A nota ressalta ainda que o direcionamento de todas as doses adicionais da vacina Janssen que serão recebidas pelo Estado de Rondônia e por seus municípios não afetará a vacinação em andamento dos demais segmentos que estão sendo priorizados pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, com outras opções de vacinas disponíveis.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governador Marcos Rocha está decidido não concorrer ao Senado em meio ao alerta de forte crise fiscal em sua gestão

Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema

Vídeo: Avião com Márcio Pacelle e Maurício Carvalho faz pouso forçado e pega fogo em Extrema

STJ mantém decisão do TJRO e garante execução de contrato de publicidade do Governo com a Pen6