Rondônia, 22 de dezembro de 2025
Geral

Presidente de associação denuncia novo descaso com patrimônio na EFMM

A Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM) novamente está sendo alvo de vândalos. O patrimônio histórico passa por depredação em diversos pontos, segundo denúncia da Associação dos Ferroviários da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (AFEFMM).

O presidente da entidade, George Telles, explica que a situação se arrasta há anos. Imagens enviadas ao jornal mostram parte do complexo completamente depredado.

As grades que cercam o patrimônio público foram arrancadas e as lixeiras destruídas. Segundo George, o local tem sido utilizado para ação criminosa.

“Os vândalos estão roubando as grades, fumando lá dentro e furtando toda a fiação para uso de drogas. É um verdadeiro descaso com o nosso patrimônio”.

O local também está dominado pelo mato e sujeira.

Processo

A responsabilidade do complexo foi repassada pelo Governo Federal para a Prefeitura de Porto Velho, em uma cessão de 50 anos, em 2018. Um ano depois, em 2019, o executivo fechou a praça para realizar obras de revitalização no local.

O serviço foi parcialmente finalizado em 2020 e a EFMM tinha prazo de 120 dias para ser reaberta, mas isso não aconteceu.

No ano seguinte, a praça foi aberta temporariamente para as festividades de Natal. Logo em seguida foi fechada.

No início deste ano, a prefeitura homologou a concessão da praça e um novo grupo irá administrar o complexo por 10 anos.

A Prefeitura informou também, na época em que passou a concessão para a empresa vencedora, que a expectativa era que o espaço fosse aberto à população ainda na primeira metade deste ano.

O outro lado

O RONDONIAGORA procurou a Prefeitura de Porto Velho para uma posição de esclarecimento sobre a situação, mas o Executivo informou que a responsabilidade do complexo agora é da empresa vencedora da licitação.

A reportagem também tenta contato com a nova administradora da praça.

Concessionária explica

Em nota, a Amazon Fort, que está assumindo o complexo, detalho o seguinte:

"Atualmente o Complexo da EFMM está passando por limpeza e reformas. A Prefeitura está entregando algumas demandas de sua responsabilidade, como por exemplo a instalação da iluminação, poda e roçagem.  Além disso, a Santo Antônio Energia ainda está finalizando a entrega de algumas de suas responsabilidades como ato de compensação.
A concessionária iniciará suas obras em breve após aprovação do projeto pelo IPHAN, por ser um local que é patrimônio histórico".

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governo sorteia R$ 500 mil em prêmios do programa Nota Legal

Governador Marcos Rocha está decidido não concorrer ao Senado em meio ao alerta de forte crise fiscal em sua gestão

Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema

Vídeo: Avião com Márcio Pacelle e Maurício Carvalho faz pouso forçado e pega fogo em Extrema