Presidente do TCE corrige Nazif, que defende viabilidade da Emdur
O prefeito Mauro Nazif cometeu uma gafe ao ser entrevistado pelo Rondôniagora TV, na manhã desta segunda-feira, quando foi questionado sobre o futuro da Emdur (Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano). Ele afirmou haver recomendações do Tribunal de Contas do Estado para fechar a autarquia.
Ao fim da inspeção especial que realizamos, percebemos que não houve prestação de contas dos recursos repassados àquela empresa, sendo, portanto, uma situação de grade irregularidade, afirmou o presidente do TCE. Para ele, o estudo de viabilidade pode, certamente, resultar num entendimento de que, no futuro, a Emdur pode não ser mais necessária para a cidade de Porto Velho e seus habitantes. Os recursos envolvidos (montantes empregados sem a devida publicidade de seus atos) envolveriam R$ 21 milhões em 2010 e 2011.
O pedido de viabilidade, feito pelo TCE e que deve, obrigatoriamente, ser realizado pela prefeitura, se baseia na chamada tutela antecipatória Inibitória número 0012013, segundo a qual o conselheiro Wilber Carlos dos Santos Coimbra determina que Mauro Nazif pare, imediatamente, de celebrar quaisquer convênios com a Endur, e estenda esta determinação a todo o seu staff de secretários municipais.
Ao fim da inspeção especial que realizamos, percebemos que não houve prestação de contas dos recursos repassados àquela empresa, sendo, portanto, uma situação de grade irregularidade, afirmou o presidente do TCE. Para ele, o estudo de viabilidade pode, certamente, resultar num entendimento de que, no futuro, a Emdur pode não ser mais necessária para a cidade de Porto Velho e seus habitantes. Os recursos envolvidos (montantes empregados sem a devida publicidade de seus atos) envolveriam R$ 21 milhões em 2010 e 2011.
O ex-prefeito Roberto Sobrinho, secretários municipais de sua gestão e o ex-presidente da Emdur, entre outros, serão no momento processual próprio, citados para apresentarem sua defesa. Todos os acusados pelos desmandos foram cidade, ainda, na CPI da Câmara de Vereadores.
Mauro Nazif, apesar de todo o escândalo na Emdur, defende que a empresa seja recapitalizada. É inegável a viabilidade da Emdur. Nós temos instrumentos legais para torná-la uma empresa produtiva e com bons resultados em favor de nossa população, disse o prefeito.
Veja Também
Motorista bêbada perde controle de BYD e destrói banheiro de casa em Porto Velho
Prazo para pagamento de licenciamento de veículos com placa final 6 termina na terça
Jogo da Seleção: Governo estadual reduz expediente na próxima segunda-feira até 11h30
Jogo da Seleção: Prefeitura de Porto Velho decreta ponto facultativo na próxima segunda-feira