Rondônia, 12 de fevereiro de 2026
Geral

Presidente do TJ recebe ministro da Justiça

O presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Cássio Rodolfo Sbarzi Guedes, recebe nesta sexta-feira, dia 10, às 16h, a comitiva do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que visita o Estado na operação Defesa da Vida, de combate à violência no campo.

A operação, segundo informações do próprio ministério, pretende prevenir e investigar assassinatos e crimes de repercussão interestadual e internacional, além de outros crimes praticados contra ambientalistas e trabalhadores, descorrentes desse contexto. Outro propósito é o combate à atividade madeireira predatória na Amazônia Legal, que resulta em questões conflitantes com trabalhadores rurais e etnias indígenas nos Estados do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Pará e Maranhão.

A visita a Rondônia foi decidida em reunião em Brasília com os três governadores dos Estados onde ocorreram casos dessa natureza nos últimos 10 dias. Além do ministro da Justiça, estarão em Rondônia a Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, representantes do Ministério da Defesa, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

A reunião na presidência do TJRO faz parte da agenda de encontros com as autoridades locais para encaminhar providências com o objetivo de evitar novos homicídios e apurar com celeridade os crimes, assim como ações judiciais rápidas, evitando assim a impunidade.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Nova 364 apresenta projeto do Expresso Porto em audiência pública organizada pela Prefeitura

Ausência de resposta concreta do MGI sobre a dedicação exclusiva leva o Sindsef a acionar o TCU para resolver o problema dos professores transpostos

Sistemma condiciona entrada na coleta de Porto Velho a reequilíbrio financeiro, diz documento interno

Mesmo com alerta da Câmara, Secretaria insiste na contratação de empresa “problemática” para coleta de resíduos em Porto Velho