Rondônia, 03 de fevereiro de 2026
Geral

Pretendentes à adoção participam de curso em Alta Floresta

O Poder Judiciário de Rondônia realizou mais um curso de preparação para a adoção. Esta etapa é obrigatória para os pais que pretendem adotar uma criança ou adolescente, como prevê a lei nº 12010/2009. A formação ocorreu no último sábado, 3/8, no Fórum da comarca de Alta Floresta D′Oeste.

O curso de preparação para adoção foi ministrado pelo assistente social Clodoaldo Oliveira Vieira e pela psicóloga Elisângela Sobreira de Oliveira com a colaboração do técnico judiciário Abel Silvério dos Santos Filho, e a coordenação do juiz de direito Eli da Costa Junior.

Por meio da formação, os interessados em adotar tiveram a oportunidade de participar de reflexões importantes a respeito do tema, com ênfase nos aspectos psicossociais e jurídicos que envolvem todo o processo de adoção, os mitos e a importância da convivência familiar para todas as crianças e adolescentes.

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em seu artigo 41, "a adoção atribui a condição de filho ao adotado, com os mesmos direitos e deveres, inclusive sucessórios". Como parte da aprendizagem, as ministrantes do curso propuseram uma reflexão a partir de uma frase da psicóloga Lídia Weber: "Adotar é acreditar que a história é mais forte que a hereditariedade, que o amor é mais forte que o destino".

SIGA-NOS NO

Veja Também

Prefeitura notifica empresa e suspende taxa de estacionamento na rodoviária

Últimos detalhes são definidos para os desfiles dos blocos de rua na capital

Carnaval de Porto Velho terá QR Code para identificar crianças no Curumim Folia

Ações de regularização fundiária em Rondônia são fortalecidas em parceria com o Incra