Rondônia, 05 de novembro de 2024
Geral

PRF prende homem transportando ave ameaçada de extinção

Homem caminhava pela margem da BR-319 e tentou fugir ao avistar a viatura da polícia.

Homem foi encaminhado a Central de Flagrantes da Polícia Civil em Porto Velho (Foto: PRF)

Um homem foi preso, por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), BR-319, na manhã desta quinta-feira (1º) com dois pássaros da espécie curió, presos em gaiola. Segundo a PRF, o homem transitava a pé no quilômetro 58 da rodovia, próximo a Porto Velho, quando foi avistado com as duas gaiolas na mão. Quando ele percebeu a presença da viatura tentou fugir, mas foi alcançado logo em seguida. Os animais não apresentavam ferimentos aparentes.


Abordado, ele não apresentou documento de identificação nem tão pouco documento para o porte legal dos pássaros. Diante dos fatos, a ocorrência foi encaminhada para a Central de Flagrantes na capital rondoniense e deve responder pelo crime de transporte ilegal de animais previsto no artigo 29 da lei de crimes ambientais.

Curiosidades
O curió é uma das espécies de pássaros que constam na lista dos animais ameaçados de extinção, devido a caça predatória, gananciosa, e a destruição de seus ambientes naturais. A espécie mede 13 cm de comprimento e tem a cor marrom nos primeiros dias de vida. Depois de completar 420 dias, as penas ficam pretas com apenas uma pequena mancha branca na asa e a barriga e peito ficam na cor vinho. A fêmea é marrom com um tom mais claro no peito mesmo quando adulta.

SIGA-NOS NO

Veja Também

PRF apreende animais silvestres abatidos, armas e munições

Acre: caminhão do Exército tomba com soldados e animais silvestres

PRF resgata 21 animais silvestres, apreende gaiolas e um alçapão em Jaru

Motociclista é detido com animal silvestre morto na BR-421