Procurador-Geral de Justiça destaca união das forças do Estado para combate à corrupção em Rondônia
O Procurador-Geral de Justiça, Héverton Alves de Aguiar, destacou a União das forças do Estado para o combate efetivo à corrupção em Rondônia, a exemplo do Ministério Público de Rondônia, Procuradoria da República, Polícia Federal e Controladoria-Geral da União (CGU), que juntas deflagraram a Operação Plateias, na semana passada. As Instituições se uniram para o combate efetivo esse mal que vem fazendo que o povo do nosso Estado sofra com a corrupção. Essa apropriação indébita dos recursos públicos precisa acabar, destacou Héverton Alves de Aguiar.
A Operação Plateias é um desdobramento da Operação Termópilas, deflagrada em 2011, quando foi detectado que havia outro núcleo criminoso também atuando no desvios de recursos públicos no Estado. Houve então o desmembramento das investigações e um outro inquérito foi instaurado para apurar as irregularidades que culminaram com a Operação Plateias, deflagrada no dia 20 de novembro.
Deflagrada há três anos, exatamente no dia 18 de novembro de 2011, a Operação Termópilas levou à prisão 14 pessoas, entre elas o então presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, Valter Araújo, afastado do cargo de deputado estadual e que continua preso, respondendo por várias ações já ajuizadas pelo Ministério Público do Estado.
A Termópilas desbaratou uma organização criminosa estabelecida no âmbito da Administração Pública do Estado que tinha a finalidade de desviar recursos públicos, dentre eles, verbas do Sistema Único de Saúde. A quadrilha teria movimentado contratos públicos na ordem de R$ 120 milhões. Deste total, as investigações do Ministério Público de Rondônia, com apoio da Controladoria-Geral da União (CGU), já comprovaram o desvio de R$ 60 milhões por meio de contratos fraudulentos firmados por empresas controladas pelo grupo criminoso com a Secretaria de Estado da Saúde, Detran e Secretaria de Estado da Justiça.
Veja Também
Com foco na segurança viária, governo de Rondônia promove curso de capacitação para mototaxistas
Prefeitura de Porto Velho decreta recesso administrativo entre 19 de dezembro e 4 de janeiro
Nova 364 presta 1,2 mil atendimentos na BR-364 na fase de testes