Produtores recebem 300 toneladas de sementes de feijão
Cerca de 15 000 agricultores começam a receber a partir da segunda quinzena deste mês lotes de 20 quilos de sementes de feijão para o plantio da 1ª safra de 2008. A compra das 300 toneladas dos cultivares Carioca Precoce e Pérola, equivalentes a 10 carretas, foi feita pelo governo estadual, através da Secretaria de Estado da Agricultura, Produção e do Desenvolvimento Econômico e Social (SEAPES).
Serão beneficiados pequenos produtores da agricultura de base familiar em todos os municípios, selecionados com base no trabalho de campo feito por agrônomos e extensionistas dos escritórios locais da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RO) nos escritórios regionais de Porto Velho, Ariquemes, Jaru, Ouro Preto, Ji-Paraná, Pimenta Bueno, Colorado, Alvorada e Rolim de Moura.
A produção de feijão em Rondônia aumentou 15,4% entre 2006 e 2007, saltando de 36 600 para 42 200 toneladas, e boa parte deste crescimento deve-se ao sucesso do Programa Semear, uma iniciativa que busca as variedades melhor adaptadas às condições climáticas e de solo de nosso Estado, explica o chefe de gabinte da SEAPES, Evaldo de Lima.
Ele lembra que, com a recente subida de preços da oleaginosa no mercado nacional, muitos pequenos produtores teriam dificuldades em adquirir o produto nas quantidades necessárias o investimento poderia chegar a até 120 reais, o que poderia inviabilizar o alcance das metas de produção em 2008. Além do feijão, o Executivo estadual também adquiriu 80 000 kg de sementes de arroz e 300 000 kg de milho selecionados para distribuir aos agricultores.
Com base na produção a ser obtida, será acionado o programa Alimentação Solidária, que consiste na devolução voluntária, por parte dos produtores, na forma de alimentos, nas mesmas quantidades de sementes distribuídas, para serem entregues a famílias carentes, e, eventualmente, acrescidos de peixes criados em cativeiro a partir de alevinos também oferecidos pelo Governo do Estado.
Veja Também
Trabalhadores avulsos do Porto de Porto Velho recebem mais uma remessa de cestas básicas do governo
Para proteger a primeira infância, MPRO adere à "Campanha Primeiros Passos"