Produtores recebem 300 toneladas de sementes de feijão
Cerca de 15 000 agricultores começam a receber a partir da segunda quinzena deste mês lotes de 20 quilos de sementes de feijão para o plantio da 1ª safra de 2008. A compra das 300 toneladas dos cultivares Carioca Precoce e Pérola, equivalentes a 10 carretas, foi feita pelo governo estadual, através da Secretaria de Estado da Agricultura, Produção e do Desenvolvimento Econômico e Social (SEAPES).
Serão beneficiados pequenos produtores da agricultura de base familiar em todos os municípios, selecionados com base no trabalho de campo feito por agrônomos e extensionistas dos escritórios locais da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RO) nos escritórios regionais de Porto Velho, Ariquemes, Jaru, Ouro Preto, Ji-Paraná, Pimenta Bueno, Colorado, Alvorada e Rolim de Moura.
A produção de feijão em Rondônia aumentou 15,4% entre 2006 e 2007, saltando de 36 600 para 42 200 toneladas, e boa parte deste crescimento deve-se ao sucesso do Programa Semear, uma iniciativa que busca as variedades melhor adaptadas às condições climáticas e de solo de nosso Estado, explica o chefe de gabinte da SEAPES, Evaldo de Lima.
Ele lembra que, com a recente subida de preços da oleaginosa no mercado nacional, muitos pequenos produtores teriam dificuldades em adquirir o produto nas quantidades necessárias o investimento poderia chegar a até 120 reais, o que poderia inviabilizar o alcance das metas de produção em 2008. Além do feijão, o Executivo estadual também adquiriu 80 000 kg de sementes de arroz e 300 000 kg de milho selecionados para distribuir aos agricultores.
Com base na produção a ser obtida, será acionado o programa Alimentação Solidária, que consiste na devolução voluntária, por parte dos produtores, na forma de alimentos, nas mesmas quantidades de sementes distribuídas, para serem entregues a famílias carentes, e, eventualmente, acrescidos de peixes criados em cativeiro a partir de alevinos também oferecidos pelo Governo do Estado.
Veja Também
Com foco na segurança viária, governo de Rondônia promove curso de capacitação para mototaxistas
Prefeitura de Porto Velho decreta recesso administrativo entre 19 de dezembro e 4 de janeiro
Nova 364 presta 1,2 mil atendimentos na BR-364 na fase de testes